Umas semanas atrás fiz um post falando sobre o maior avião do mundo e quando parei para pensar, veio a minha cabeça a possibilidade de existir um avião minusculo no qual possivelmente caberia no máximo duas pessoas, então hoje decidi matar minha curiosidade e contar para vocês qual é o menor avião do mundo.

Ele é conhecido por ser o menor bimotor do mundo e seu nome é Cri-Cri, com uma envergadura de 4.90m e pesando apenas 72 kg vazio, a velocidade deste avião é como a de um cruzeiro, atingindo 190km/h e sendo capaz de executar manobras acrobáticas que possuem força G positiva. Cri-Cri possui apenas um lugar, obviamente, para o piloto. A ideia de criar algo simples foi do engenheiro aeronáutico francês Michel Colomban que era fã de aeronaves de pequeno porte e desejava construir aeronave homebuild pequena e econômica sendo capaz de fazer acrobacias.

No final dos anos 70, Colomban chegou finalmente ao design final do menor avião do mundo e com a tecnologia avançada da época foi possível fazer melhoramentos no modelo planejado. O primeiro protótipo levou em média 1.500 horas para ser desenvolvido entre 1971 e 1973, sendo que apresentou peso perto dos 63kg vazio, 4,9 metros de envergadura e 3,9 metros de comprimento. Voou pela primeira vez em 1973 sendo pilotado por Robert Bush. O que realmente chama a atenção nele não é apenas o seu tamanho, mas sim sua capacidade de fazer acrobacias, chegando a impressionar profissionais na área.

Porém, nem tudo são flores nesse mini-avião já que sua alta velocidade de estol e a alta sensibilidade nos comandos tornam o avião inadequado para pilotos principiantes.

qual o menor avião do mundo

O que achou? Comente logo abaixo 😀