Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Você lembra da VASP? Descubra porque essa grande empresa faliu!

Viação Aérea São Paulo, a chamada VASP foi uma empresa de aviação comercial brasileira que tinha sua sede localizada na cidade de São Paulo. A empresa chegou a ser uma das mais famosas do país, sendo referência junto da Varig no mundo das viagens aéreas. Fundada em 1933, a VASP decolou pela última vez no ano de 2005, por motivos até hoje desconhecidos pela maioria da população e por isso hoje falaremos como essa empresa veio a falir.

A VASP foi crescendo cada vez mais e infelizmente não conseguiu se manter, chegando a deixar de pagar suas obrigações, salários, leasings e até taxas de navegação. A VASP chegou a reutilizar os MD-11 a céu aberto em Guarulhos e com o tempo foi cancelando as rotas internacionais.

Em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu o voo de algumas aeronaves da empresa por motivos de segurança, os aviões em questão eram  737-200 de prefixos PP-SMA, PP-SMB, PP-SMC, PP-SMP, PP-SMQ, PP-SMR, PP-SMS e PP-SMT que foram proibidos de decolar por não cumprirem as exigências pedidas. Na época a VASP já não estava em um momento tão bom, não tendo dinheiro para atender as exigências técnicas, com isso deixou os jatos estacionados e em seguida começou a reutilizar suas peças para aviões que estavam ainda em operação como o 737.

Após a entrada da Gol no mercado, a VASP começou a perder terreno comercial. O que era ruim se tornou um desastre. No ano de 2004 a empresa só operou 18% dos voos programados. A coisa tendia só a piorar, sendo em 2005 seu último voo, quando a DAC cassou sua autorização para operar.

Em 2006, a VASP realizou uma assembleia de Credores onde foi aprovado o plano de recuperação da empresa tendo como previsão de retomar as atividades com cargas e passageiros dentro de um prazo de 8 a 10 meses com 12 novas aeronaves adquiridas por meio de leasing… isso não aconteceu até hoje.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Em Julho de 2008 outra assembleia de credores foi feita, dessa vez para discutir sobre a manutenção ou não da empresa em recuperação judicial. Como resultado foi a dada a sugestão pela decretação de falência da empresa. A empresa possuía dívidas absurdas, estimadas em aproximadamente 5 bilhões de reais. Os aviões ficaram abandonados nos aeroportos de todo o Brasil, sendo vendidos/leiloados como pode ser visto no vídeo abaixo:

O que achou? Comente logo abaixo 😀

 

Propaganda. Role para continuar lendo.
Propaganda

Leia Mais

Curiosidades

Todo mundo já deve ter ouvido falar do Chroma Key, aquele fundo verde que geralmente é usado para adicionar efeitos especiais nos filmes de...

Curiosidades

Se você está por dentro das noticias, com certeza deve ter visto que a banda One Direction completou 10 anos recentemente, levando milhares de...