Bom, se você tem pelo menos 15 anos com certeza deve lembrar do Orkut, rede social do Google que fez muito sucesso no Brasil e Índia. Na época, nós brasileiros só tínhamos o MSN, outra rede social/aplicativo de mensagem já falecido também. Diferente do MSN, o Orkut dava muitas coisas para se entreter, incluindo aplicativos, comunidades e a possibilidade compartilhar fotos.

A rede social foi criada em janeiro de 2004 por um engenheiro do Google, Orkut Büyükkökten. Sendo lançado junto ao Facebook, que acabou virando seu concorrente direto. Infelizmente o Orkut nunca fez tanto sucesso nos EUA, diferente do Brasil e Índia. Com o tempo o Facebook acabou destruiu o Orkut, sendo encerrado em setembro de 2014, um dia triste para todos nós.

Vale lembrar que um dos motivos que fez o Orkut ter tanto sucesso por tanto tempo aqui no Brasil, foi o fato de ser a única rede social com tradução 100% em Português, o que facilitava MUITO a nossa vida!

Comunidades

O uso de comunidades dava indícios de que o povo brasileiro devia ser estudado de tão zuero que era. Uma das maiores na época se chamava “Eu odeio acordar cedo” e chegou a ter 6.100.000 de membros, algo surreal para época.

Visitantes 

Uma das coisas “mais legais” era poder ver as pessoas que visitavam o seu perfil, isso podia dar treta ou não, era uma forma de saber se o crush tava a fim de você. 😀

Aplicativos

Não sei vocês, mas eu ficava uma tarde inteira jogando Mini Fazenda e Mega City, esperando a Ivete Sangalo passar de balão em cima da cidade… Esses dois eram os mais famosos, mas na plataforma existia muita variedade de games para você jogar e passar o tempo.

mini fazenda lembra do orkut

Além de tudo isso era possível colocar um tema de fundo em seu perfil, o que era muito legal pois deixava seu perfil mas estiloso conforme seu gosto.

O que achou? Comente logo abaixo 😀