Não sei você, mas eu sempre morri de medo de quebrar espelhos já que com este ato, teria 7 anos de má sorte. 7 anos é muito tempo! Eu estava me saindo bem nesta missão de não ter má sorte até que no final do ano passado quebrei um pequeno espelho. Aqui estou eu vencendo o 1º/7. Mas afinal, você sabe de onde surgiu esta superstição?

A mitologia e o folclore falam muito sobre imagem, reflexo e alma. São dessas histórias que temos as primeiras citações sobre os espelhos e o sobrenatural. Tudo começa com o conhecido mito grego de Narciso, o homem que se apaixonou pelo próprio reflexo e faleceu de inanição ao passar a vida tentando acariciar seu próprio rosto. Ou seja, o reflexo é extremamente simbólico já que tentar quebra-lo representaria a própria morte.

Ainda na Grécia antiga existia uma forma de adivinhar o futuro das pessoas chamada catoptromancia, para isso era usado um copo raso ou uma tigela de louça cheia de água para refletir a imagem da pessoa que desejava saber sua sorte. Se por acaso ao longo da sessão este recipiente caísse e quebrasse, era sinal de que a pessoa iria falecer ou teria dias extremamente difíceis pela frente.

por que quebrar espelho azar tricurioso 1

Tempos depois os romanos adotaram o mesmo método, porém acreditavam que estes maus tempos se estenderiam por 7 anos, isto porque diziam que levava 7 anos para que um novo ciclo da vida humana se iniciasse. O interessante é que muitos acreditavam que os reflexos na verdade mostravam a própria alma e aí está a razão para o pânico ao quebrar estas imagens. Muitas lendas posteriores surgiram destes fatos como, por exemplo, o fato dos vampiros não aparecerem em espelhos por não possuírem alma.

Então, no século 16 surgiram os primeiros espelhos de vidro em Veneza, Itália, e aqui a lenda teve grande valia. Isto porque estes espelhos eram muito caros, então os proprietários apavoravam seus empregados dizendo que quebrar um destes daria imenso azar, assim evitando o prejuízo. Depois de um tempo, foi inventado até um antídoto para a quebra dos vidros reflexivos, basta você moer os cacos até não haver mais reflexo ou ainda enterra-los no chão. A se eu soubesse disso antes… hehe

Gostou de saber desta curiosidade? Comente!