Curiosidades

Conheça a marcante história do Maracanã, palco do Flamengo!

Se você mora no Brasil, mesmo que não acompanhe futebol, certamente conhece a maior torcida brasileira. Porém, você conhece a história do seu palco? Saiba tudo sobre o conhecido estádio do Flamengo!

A gigantesca obra, que foi tão questionada, levou cerca de 22 meses para ser finalizada. Seu engenheiro-chefe era o General Ângelo Mendes de Morais e teve apoio do jornalista Mário Filho que nomeou o estádio de Maracanã em homenagem ao apelido do rio que corta o bairro onde foi feita a construção.

Em 2010 quase foi demolido por ser tombado, porém foi devidamente reformado segundo os padrões FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2014, esta reforma levou quase dois anos. Porém, esta não foi a primeira grande obra após o lançamento. Em 1999 aconteceu uma reforma no estádio para o Mundial de Clubes. Então, em 2005 novamente passou por alterações para sediar o Pan-americano de 2007. Foi nesta obra que a geral (área mais popular pelos torcedores) foi terminada.

A grande estreia foi em 23 de julho de 1950, completando 67 anos! O primeiro amistoso oficial foi contra Bangu e teve vitória de 3×1 com gols de Aloísio (2) e Lero que entraram em campo com Claudio (Antoninho), Juvenal, Bigode, Biguá, Bria, Valter, Arlindo, Hélo, e Esquerdinha.

Foi nessa época que a Era Maracanã começou, porém em 78 começou a Era Zico. Foi neste ano que o troféu do Carioca foi ganho pelo rubro-negro na final contra o Vasco graças ao cabeceio de Rondinelli depois da cobrança de corner do Galinho de Quintino, assim iniciando uma série sensacional de títulos ganhos: o tricampeonato estadual (1978/1979/1979 especial), o Brasileiro de 1980 e, em 1981, as maiores conquistas da história do futebol rubro-negro: a Libertadores e o Mundial.

Foi no adorado Maracanã que o Flamengo se tornou campeão das Copas do Brasil de 2006 e 2013. Também foi lá que ganhou os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1983, 1987, 1992 e 2009. E foi em 8 de novembro de 1981 que o Flamengo finalmente se vingou pela goleada feita pelo Botafogo nove anos antes, marcando 6×0 contra o time.

E quanto ao urubu? No final da década de 60 as torcidas adversárias urravam de forma racista a palavra’ urubu’ como se fosse uma grade ofensa, porém o clube soube abraçar a oportunidade tornando a ave símbolo do Flamengo, assim substituindo o Popeye em 1969. E vocês tem ideia do por quê? Acontece que quatro flamenguistas tiveram a ideia genial de no dia 1º de junho de 1969 levar um urubu para o Maracanã, assim soltando-o no marcante jogo do Flamengo x Botafogo pelo Carioca.

O animal entrou escondido em uma bandeira do rúbio-negro e como as equipes atrasaram e o animal silvestre começou a ficar agitado com os morteiros, o ‘lançamento’ da ave acabou acontecendo de forma antecipada. Foi neste momento que a torcida ovacionou o animal gritando ‘É URUBU!’ que pousou seu voo no meio do gramado. Depois de todo este gás, o time marcou 2×1 e quebrou a falha de quatro anos sem vitórias sobre o Alvinegro.

E foi pensando em toda essa paixão da Torcida Rúbio-Negro que a Wix faz sua primeira campanha publicitária no Brasil. Foi no dia 7 o lançamento de uma série de vídeos feitos em parceria com a Hungry Man onde o assunto principal é a grande parceira da Wix com o Flamengo. Além do vídeo, também foi criado algo que eles chamaram de Espaço do Torcedor onde existem materiais exclusivos como fotos e artes com os jogadores, fotos de capa para o Facebook e Twitter além do acesso aos vídeos exclusivos. Para acessar, basta clicar aqui.

“Esses vídeos devem traçar paralelos entre os dois lados do futebol: o profissional e o pessoal. Cada membro é apaixonado por sua equipe e pelo esporte, mas também tem esse impulso empresarial”, diz Vivian Hernandez, head de comunicação e relações públicas da Wix.com na América Latina

Para começar, aconselho que assista ao primeiro vídeo gravado onde Jura, massagista do Flamengo, é interpretado por Leo Castro e conta sua trajetória emblemática no futebol. Ele também fala um pouco sobre suas técnicas para a recuperação dos atletas como a DJ muscular, massagem do tapa e terapia do grito.

“O Massagista está lá, ao fundo, ajudando a equipe a atingir sua glória e agora está iniciando seu próprio negócio online. Juntamente com esse ponto online, os fãs podem se envolver com a marca através do seu site, tanto nos canais de mídia social da Wix” completa Vivian.

Além do primeiro vídeo, também existem mais 4 que compõe a série de conteúdo sobre o massagista. Aproveito para deixar o primeiro, assim você pode conferir e saber um pouco mais sobre este gigantesco projeto do qual tenho falado.

Então, gostou da matéria? Se divertiu conhecendo a grande história do Maracanã e também o novo projeto do Wix.com com o Flamengo? Comente! 😀

Você também pode gostar de