Todos os anos ouvimos a palavra Réveillon, seja durante a festa ou quando fazemos todos os preparativos, esta é sem dúvida a palavra mais dita nos dias 31 de dezembro de todos os anos. Mas afinal, o que significa a palavra Réveillon? Que língua é essa?!

Então, Réveillon é um substantivo masculino que tem origem no idioma francês. Ele deriva da palavra réveiller que significa, em tradução livre, ‘acordar’ ou ‘reanimar’. Logo, Réveillon é como um desperatar para o ano novo que está por chegar.

No início dos tempos esta palavra era utilizada com referência a uma refeição leve que deveria ser feita com o objetivo de não permitir que as pessoas dormisse. Porém, logo começou a ser utilizada para se referir a ceia da véspera de Natal. Foi só no século XX que Réveillon voltou a ser usado com referência às festas de final de ano.

significado palavra réveillon tricurioso 1

Mas e como se escreve: Reveillon, Réveillon ou reveillón? O acento SEMPRE irá na primeira sílaba, logo a grafia correta é réveillon. Pronto! Agora você já tem assunto para compartilhar com a família nesta noite tão especial… hehe Gostou? Comente!