Curiosidades

3 músicas de sucesso que são plágio

Pois é, não é apenas você que dá aquela copiada em trechos e reescreve para os trabalhos da escola ou faculdade. Parece que esses grandes nomes da música também aderiram a esta técnica e ainda fizeram milhões! Pois é, surpreenda-se com estas 3 músicas de sucesso que são plágio.

Come Together = You Can’t Catch Me

Vamos começar com os reis (da picaretagem, neste caso). Já percebeu como ‘Come Together’ dos Beatles é semelhante a ‘You Can’t Catch Me’ de Chuck Berry? Pois não é atoa, já que os Reis do Ie Ie Ie plagiaram o grande Rei do Rock. Em 1969 a gravadora do astro entrou com uma acusação contra a banda britânica pela cópia da melodia e letra de ‘You Can’t Catch Me’. O acordo entre as partes foi extrajudicial e extremamente sigiloso. Uhhh.

Wanna Be Startin’ Something = Soul Makossa

Falando em Reis, que tal o plágio feito pelo Rei do Pop? Pois é, nem ele escapou. A música ‘Wanna Be Startin’ Something’ é de Michael Jackson é plágio de ‘Soul Makossa’ de Manu Dibango. Em 1980 foi a primeira vez que o saxofonista entrou na justica contra Jackson, então o caso foi resolvido em um acordo extrajudicial onde foi pago a ele cerca de US$200 mil por direitos autorais. Porém, em 2009 o rei cedeu a música a Rihanna que a regravou sem pedir autorização de Dibango, o que gerou mais processos.

Surfin’ USA = Sweet Little Sexteen

Pobre Chuck Berry foi plagiado em inúmeras situações por inúmeros artistas, logo não seriam os Beach Boys a não faze-lo. Porém, esta história tem um final feliz já que o guitarrista teve seu nome como coautor do hit. Carl Wilson (irmão do vocalista Brian) contou ter encontrado Chuck Berry nos anos 70 e ouvido que o astro adorava a canção.

Então, o que achou destes grandes plágios da história? Comente!

 

Participe! Deixe seu comentário...

Hospedagem de Sites e Blogs

Você também pode gostar de