Todos vivemos em cidades, viajamos para outras e jamais pensamos em uma questão primordial. Afinal, qual é a cidade mais antiga do Brasil?

Como tudo o que é histórico, ocorrem algumas desavenças quanto a este dado. Porém, conforme todos os historiadores e livros de história é São Vicente, cidade litorânea de São Paulo. Ela foi fundada em 1532 por Martim Afonso de Sousa. Após São Vicente, foram fundadas Olinda em 1537, Santos em 1543, Salvador em 1549, São Paulo em 1554 e Rio de Janeiro em 1565.

Com o slogan ‘Celula Mater da Nacionalidade’, São Vicente hoje possui cerca de 353.040 habitantes (segundo IBGE de 2014), assim possuindo uma densidade demográfica de 2.375,59 habitantes por km². Sua fundação tem origem portuguesa e ocorreu no mesmo ano que as primeiras eleições da América onde foram escolhidos os primeiros oficiais da Câmara.

sao vicente cidade mais antiga tricurioso 1

São Vicente tem sua economia baseada no comércio e turismo, possuindo diversos pontos de visitação como a Praia 22 de Janeiro, Praia João Pessoa, Ponte Pênsil, Praça Kotoku Ilha, Casa Martim Afonso, Marco Padrão, Parque da Prainha, Morro do Voturuá, Ilha Porchat e Casa do Barão.

Você conhece São Vicente? Sabia que é a cidade mais antiga do Brasil? Comente!