Começar o dia sem um bom café e ir para a cama sem chá, para mim, deveria ser considerado um crime! Aqui no Brasil temos o café enraizado em nossa cultura, até porque somos um dos maiores produtores do grão do mundo. Porém, será que somos nós os maiores consumidores de chá e café também?

Então, tenho que dizer que a resposta é não. Apesar da expressiva produção de 30% a 40% de café distribuído por todo o mundo, fomos massacrados para depois da 30ª posição. Os líderes desta imensa lista são, na verdade, a Holanda e a Finlândia que, respectivamente, bebem em média 2,4 xícaras/dia e 1,8 xícaras/dia por pessoa. Só para compararmos, os brasileiros tomam cerca de 0,4 xícaras/dia! Surreal, né?

qual pais consome mais cha cafe tricurioso

Após os líderes estão Suíça, Alemanha, Noruega, Polônia, Estados Unidos, Grécia, Costa Rica e vários outros. Surpreendentemente, a Itália e Colômbia estão abaixo do Brasil na lista. E quanto ao chá? Nada sai do esperado, isso porque a lista é liderada pelos países Índia, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Reino Unido e Paquistão, assim podemos perceber que o lado Oriental predomina quando o assunto é chá. Gostou dos resultados? Achou surpreendente ou esperado? Comente!