Se você foi recentemente ao cinema, deve ter se deparado com o cartaz de O Rei do Show, novo musical estrelado por Hugh Jackman, Zac Efron, Michelle Williams, Zendaya e mais atores sensacionais. Agora, se você também assistiu ao longa-metragem e ficou encantado, apaixonado e sem palavras, bem-vindo ao clube! Neste caso, deve ter reparado que o personagem de Jackman existiu e a história ali contada é real. Por isso hoje, trago para você a verdadeira história de P. T Barnum.

p.t.barnum tricurioso 1

Phineas Taylor Barnum nasceu em Bethel no dia 5 de julho de 1810, se tornou empresário aos 20 anos e fundou um jornal semanal. Então, em 1834 ele mudou-se para Nova Iorque onde arriscou na carreira de entretenimento. Seu primeiro show se chamava ‘Barnum’s Grand Scientific and Musical Theater’ (Grante Teatro Científico e Musical de Barnum), em seguida comprou o ‘Scudder’s American Museum’ que renomeou para ‘Barnum’s American Museum’.

p.t.barnum tricurioso

Foi neste museu que ele começou a promover suas chamadas fraudes e curiosidades humanas tais como a Sereia de Fiji que consistia em uma montagem de cabeça de macaco com corpo de peixe. Lá também atuava o General Tom Thumb (Gen. Tom Dedão) que era anão. Em 1850 ele promoveu uma turnê americana para a cantora Jenny Lind onde a artista recebia US$1.000,00 por noite durante 150 noites. Se hoje esta soma já é absurda, imagine você em 1850!

p.t.barnum tricurioso 2

Após dificuldades econômicas em função de alguns maus investimentos, Barnum fez uma turnê de palestras onde falava sobre temperança, foi assim que o grande showman quitou suas dívidas. Ainda no show business, seu museu foi o primeiro a ter um aquário nos EUA, ele também possuía uma grande área para seu museu de cera lendário. Porém, o que lhe garantiu maior fama foi o circo. Ele fundou algo que chamava de “P. T. Barnum Grande Museu, Zoológico e Hipódromo Itinerante” onde misturava circo, zoológico e museu de freaks. Infelizmente, no dia 7 de abril de 1891, o mundo perdeu Barnum que faleceu enquanto dormia. Ele foi enterrado no cemitério que projetou chamado Mountain Grove Cemetery em Bridgport

“O dinheiro é em alguns aspectos, o fogo da vida. É um excelente servo, mas um mestre terrível.” ― P. T. Barnum