Tenho certeza que você é um apaixonado por pizza, isso porque em meus 21 anos de existencia jamais conheci alguém que não gostasse dessa delícia culinária. Porém, você sabia que a Pizza é uma invenção egípcia?

Eu sei, você deve estar pensando que o enganaram a vida inteira já que popularmente os inventores da pizza seriam, teóricamente, os italianos. Mas a história verdadeira é diferente. Segundo conta-se, foram os egípcios os primeiros a misturar farinha com água, porém alguns historiadores acreditam que foram os gregos os primeiros a fazer massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e assim as assava em tijolos quentes. Além destes, os babilônios e hebreus também misturavam trigo e amido com água para assar em fornos rústicos.

Os fenícios colocavam carne e cebola nestes pãos, após foram imitados pelos turcos e muçulmanos que, logo depois, também chegou a Itália no porto de Nápoles. No seu início, os ingredientes típicos eram azeite de olivaquem inventou pizza tricurioso e ervas regionais, isso além de tomate. O mais interessante é que neste período a pizza não era redonda, mas sim dobrada com uma espécie de sanduiche. Este era consumido pela classe mais humilde da cidade que o chamava de picea. Logo, começou a ser considerada como algo que matava a fome, assim sendo vendida por ambulantes que recheavam os discos com toucinho, peixe frito e queijo.

 

Logo, a fama desta bela receita girou ao mundo e fez assim surgir a primeira pizzaria que ficava em Port’Alba até que, em 1962 Sam Panopoulos, um grego que imigrou para o Canadá, criou uma rede de vários restaurantes e por lá criou a pizza de abacaxi.

Já conhecia esta confusa história? Comente!