Ontem escrevemos sobre como surgiu o café e quem o descobriu, logo hoje é dia de falar sobre o chá. Quem nunca tomou um chazinho de camomila para acalmar os ânimos ou entrou na moda do chá de hibisco para emagrecer? Pois então, é hora de descobrir mais sobre a história desta bebida mágica e poderosa.

Depois de água, é o chá a bebida mais tomada no mundo. Sua história iniciou na China há milhares de anos, diz a lenda que em 2737 a.C Shen Nung, imperador chinês, faziam uma pausa durante uma longa viagem. Todos estavam com sede, logo o governante ordenou que fosse fervida um pouco de água e assim, garantiria a saúde de todos. No momento que fervia a água, algumas folhas de um arbusto próximo caíram no recipiente e, assim, produziram uma bebida acastanhada. Muito curioso, o também pesquisador Shen Nung resolveu que deveria experimentar o líquido que, após, classificou como extremamente refrescante.

como surgiu cha tricurioso

Foi desta forma, apenas pelo acaso, que o chá foi descoberto. Rapidamente toda a China tomava a bebida quente, deixando para trás inúmeras provas arqueológicas do novo habito, diversas escavações encontraram recipientes de chá em túmulos da dinastia Han (206 a.C – 220 d.C). A popularização fi tanta no país que no século VIII foi escrito por Lu Yu o primeiro livro dedicado a bebida, seu nome era Ch’a Ching. Sensacional, não acha? Comente!