Curiosidades

Será que existe urso no Brasil?

Desde que nascemos acabamos conhecendo os famosos Ursos. Seja em função do Ursinho Pooh ou de outra animação que assistimos, tenho certeza que algumas dúvidas batem a sua cabeça. Será que existe urso no Brasil? Vamos descobrir! 😀

Ao redor do mundo existem 8 espécies de urso, porém infelizmente nenhuma delas vive no Brasil. Por aqui, conseguimos apenas ver os tão lindos animais em alguns Zoológicos, em São Paulo está abrigado o urso-pardo, ou urso-escuro. Seu habitat natural fica na América do Norte, Europa e Ásia. Como o próprio nome já diz, o urso-pardo possui cor acastanhada, chega a 3 metros de altura e pode pesar até 800 kg.

Ainda em São Paulo podemos conhecer o urso-de-óculos ou urso-andino. Seu habitat natural fica na floresta dos Andes (Venezuela, Chile e Bolívia). Dizem alguns pesquisadores que este está presente também na Floresta Amazônica, porém segundo registros ele passa apenas para visitar. Ele possui pelagem preta, pode medir até 1,80m e pesar 150 kg.

Urso Polar

Agora, vamos falar do mais adorado urso do planeta, o urso-panda ou panda-gigante. Ele é natural do sudeste da China, pesa até 100 kg e mede 1,50m. Infelizmente, esta espécie está a beira da extinção, existindo aproximadamente 1000 na natureza. Também existe o urso-negro norte-americano, ele vive no Alasca e México. São pretos, medem 1,80m e pesam até 300 kg. São eles os ursos mais presentes nos Estados Unidos.

Já o urso-polar ou urso-branco vive nas áreas frias do Ártico, tais como Alasca, Groenlândia, Norte do Canadá e Sibéria. A espécie é capaz de atingir ate 2,50m de altura e pesar 800 kg. Este peso todo o ajuda, através da gordura, a se proteger de todo o frio que enfrenta ao longo da vida. O urso-preguiça, que também pode ser chamado de urso-dorminhoco ou urso-beiçudo, pode chegar a 1,80m de altura e pesar 140 kg. Sua cor varia entre preto e avermelhado. Em seu peito é possível ver uma mancha amarela em forma de V, estes vivem na Índia, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Butão.

Urso-Preguiça

Também existe o urso-negro asiático que também é chamado de urso-negro-tibetano ou urso-lua. Ele pode chegar a 1,60 metros de altura, 200 kg e possui pelagem preta. Em geral, seu habitat natural fica no Afeganistão, Paquistão e áreas no leste da Sibéria e ao Norte da China, Vietnã e Tailândia. Por último, mas não menos importante, vem o mais baixinho da lista. Com 1,50m de altura média e pesando 66 kg chega o urso-malaio ou urso-do-sol (o que possui foto na capa desta matéria). Ele possui pelos escuros com manchas claras no peito e vive no sudeste da Ásia entre Mianmar, Tailândia, Malásia e alguns outros países. Gostou de conhecer tantas informações sobre os ursos? Comente!

Você também pode gostar de