Desde que nascemos acabamos conhecendo os famosos Ursos. Seja em função do Ursinho Pooh ou de outra animação que assistimos, tenho certeza que algumas dúvidas batem a sua cabeça. Será que existe urso no Brasil? Vamos descobrir! 😀

Ao redor do mundo existem 8 espécies de urso, porém infelizmente nenhuma delas vive no Brasil. Por aqui, conseguimos apenas ver os tão lindos animais em alguns Zoológicos, em São Paulo está abrigado o urso-pardo, ou urso-escuro. Seu habitat natural fica na América do Norte, Europa e Ásia. Como o próprio nome já diz, o urso-pardo possui cor acastanhada, chega a 3 metros de altura e pode pesar até 800 kg.

Ainda em São Paulo podemos conhecer o urso-de-óculos ou urso-andino. Seu habitat natural fica na floresta dos Andes (Venezuela, Chile e Bolívia). Dizem alguns pesquisadores que este está presente também na Floresta Amazônica, porém segundo registros ele passa apenas para visitar. Ele possui pelagem preta, pode medir até 1,80m e pesar 150 kg.

especies urso tricurioso

Urso Polar

Agora, vamos falar do mais adorado urso do planeta, o urso-panda ou panda-gigante. Ele é natural do sudeste da China, pesa até 100 kg e mede 1,50m. Infelizmente, esta espécie está a beira da extinção, existindo aproximadamente 1000 na natureza. Também existe o urso-negro norte-americano, ele vive no Alasca e México. São pretos, medem 1,80m e pesam até 300 kg. São eles os ursos mais presentes nos Estados Unidos.

Já o urso-polar ou urso-branco vive nas áreas frias do Ártico, tais como Alasca, Groenlândia, Norte do Canadá e Sibéria. A espécie é capaz de atingir ate 2,50m de altura e pesar 800 kg. Este peso todo o ajuda, através da gordura, a se proteger de todo o frio que enfrenta ao longo da vida. O urso-preguiça, que também pode ser chamado de urso-dorminhoco ou urso-beiçudo, pode chegar a 1,80m de altura e pesar 140 kg. Sua cor varia entre preto e avermelhado. Em seu peito é possível ver uma mancha amarela em forma de V, estes vivem na Índia, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Butão.

especies urso tricurioso 2

Urso-Preguiça

Também existe o urso-negro asiático que também é chamado de urso-negro-tibetano ou urso-lua. Ele pode chegar a 1,60 metros de altura, 200 kg e possui pelagem preta. Em geral, seu habitat natural fica no Afeganistão, Paquistão e áreas no leste da Sibéria e ao Norte da China, Vietnã e Tailândia. Por último, mas não menos importante, vem o mais baixinho da lista. Com 1,50m de altura média e pesando 66 kg chega o urso-malaio ou urso-do-sol (o que possui foto na capa desta matéria). Ele possui pelos escuros com manchas claras no peito e vive no sudeste da Ásia entre Mianmar, Tailândia, Malásia e alguns outros países. Gostou de conhecer tantas informações sobre os ursos? Comente!