Hoje é impossível fazer alguma compra na internet sem antes ver um review no YouTube. Também é impossível precisar saber sobre algum assunto e não procurar na plataforma. É incrível como o site americano de compartilhamento de vídeo revolucionou não apenas nosso dia-a-dia como levou a fama inúmeros jovens. Mas afinal, quem inventou o YouTube?

Os criadores foram três ex-funcionários que trabalhavam no PayPal. São eles Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Antes de trabalhar no PayPal, Hurley estudou design e Chen e Karim esturadam ciência da computação. Seu projeto nasceu em 15 de fevereiro de 2005 quando o domínio foi oficialmente ao ar, porém o site ficou em desenvolvimento pelos próximos meses até que uma prévia foi divulgada em maio do mesmo ano. Seis meses depois, houve o lançamento oficial.

quem criou youtube tricurioso 1

Então, em 9 de outubro de 2006, o Google anunciou que compraria a empresa por 1,65 bilhão de dólares em ações. Isso só ocorreu após a apresentação de três acordos do YouTube para o Google para tentar evita processos de direitos autoriais. Após este período, o YouTube continuou operando de forma independente com seus criadores e 67 empregados até que as negociações foram fechadas em 14 de novembro (dia do meu aniversário!) e foi a segunda maior aquisição do Google na época.

Interessante, não acha? Comente!