Há alguns anos, em 2016, o britânico Mike Meechan viralizou na internet ao demonstrar como treinou um pug a responder sempre que falava ‘Sieg Heil’ (viva a vitória em alemão’ ou o termo extermine os judeus. Na época, sua intenção era provar sua namorada tornando seu grande amor – o pug – em algo menos fofo. Logo, a coisa ‘menos bonita’ que conseguiu pensar foi em um nazista. Só que claro, não preciso nem dizer nada sobre o quanto essa ideia foi ruim.

https://youtu.be/UD_QlnY8Ggg

Cerca de dois anos depois, semana passada (19) Meechan foi condenado pela justiça britânica sob o Communications Act, lei de 2003 que proíbe utilizar meios de comunicação para disseminar mensagens religiosas discriminatórias. Segundo a promotoria, o vídeo em questão é altamente ofensivo, descreve-lo como humorístico não seria uma saída mágica para absolvição.

O britânico deu uma entrevista ao radialista e teórico da conspiração americano Alex Jones onde dizia que “era claramente uma sátira, uma piada. Eu não estava tentando ofender ninguém, no máximo, queria fazer as pessoas rirem e, obviamente, isso foi levado pelo lado errado”. Porém, isso não impediu que o mesmo fosse julgado e condenado.

Após o julgamento, Meechan disse que aquele seria “um dia muito negro em termos de liberdade de fala ou de expressão” e que os comediantes na Grã-Bretanha deveriam estar “muito, muito preocupados em fazer piadas no futuro”. E você, o que acha de tudo isso? Comente!