Isso mesmo, tal como as carteiras de cigarro agora, nos Estados Unidos, cafeterias precisarão emitir alertas sobre possibilidade do café ser cancerígeno. No dia 28 de março o juiz Elihu Berle do tribunal de justiça de Los Angeles determinou a partir da solicitação de uma ONG que as 90 cafeterias da Califórnia estão violando a lei estadual que obriga que as organizações alertem seus clientes sobre substâncias possivelmente cancerígenas.

Segundo a ONG, uma substância chamada acrilamida – derivada da torra dos grãos de café – apresenta risco à saúde e pode causar câncer. Os advogados de defesa das cafeterias citam em sua defesa um comunicado da NCA (National Coffee Association – Associação Nacional de Café) que alertas sobre câncer seriam enganadores. Isso porque o próprio guia dietário dos Estados Unidos diz que café faz parte de um estilo de vida saudável.

cancer cafe california estados unidos tricurioso 1

Apesar de já estarem recorrendo a decisão do juiz Berle, as cafeterias ainda não conseguiram provar que o nível de acrilamida nos cafés é inferior à quantia que represente risco de câncer. E agora, será que os copos de café virão com avisos semelhantes aos que vemos nas carteiras de cigarro? O que você acha da decisão Tribunal de Justiça de Los Angeles? Comente!