Em Gundslev, há cerca de 100 km de Copenhague, é possível encontrar uma cadeia diferente chamada Storstrøm Prison. Lá, 250 detentos estão presos em segurança máxima, porém não se vê grandes por lá.

As celas possuem certo conforto e lembram quartos de hotéis com bastante luz natural e bons móveis. Todas as áreas comuns seguem o estilo escandinavo que utilizada muita madeira e luz natural. Além disso, não há um refeitório central. Isso porque cada grupo de 4 a 7 celas possui área social com sala e cozinha onde os presidiários compram seus produtos em uma mercearia dentro da prisão. Isso graças à seus empregos remunerados que também são disponibilizados dentro da estrutura.

prisao humanizada tricurioso 2

prisao humanizada tricurioso

prisao humanizada tricurioso 4

prisao humanizada tricurioso 3

A cadeia é cercada por muros de 6 metros e possuem 300 câmeras de vigilância. A proposta passada ao escritório de arquitetura CF Moller foi de construir o presídio mais humano e ressocializador já construído. Essa prática não é novidade na Escandinávia e tem alcançado bons resultados já que, na prática, auxilia na ressocialização das pessoas e as faz não voltar a cometer crimes. Na Dinamarca, a taxa de reincidência é 27%, metade dos Estados Unidos.

Qual sua opinião sobre o assunto? Comente!