Hoje é sexta-feira 13 e já digo de antemão que meu dia foi ótimo, nem o pé eu torci dessa vez. Mas são raras as sextas 13 que são legais, em geral a coisa não é boa. Mas afinal, por que sexta-feira 13 é dia de azar?

Para a numerologia, 13 é um número irregular, ao contrário do 12 que sinaliza algo completo como 12 meses do ano, o 13 é sinal de que algo não está bem e o infortúnio pode atingi-lo. Além disso, sexta-feira foi o dia da crucificação de Jesus Cristo, logo também não é considerado um bom dia para a igreja católica, assim tornando a sexta-feira 13 o pior dia para se viver. Existem pessoas que realmente acreditam muito que coisas terríveis acontecerão em dias como hoje que sentem um medo irracional, uma fobia, isso é chamado de parascavedecatriafobia ou ainda frigatriscaidecafobia. Não faço a mínima ideia de como pronunciar isso, logo acho melhor controlar esse medo! hehe

sexta feira 13 significado tricurioso1

Além dos católicos, judeus também temem as sextas-feiras, isso porque foi o dia em que o grande dilúvio ocorreu. Os marinheiros ingleses também preferem não zarpar seus navios na sexta-feira. No tarô, 13 representa a Morte. Agora, vamos a alguns eventos sinistros que ocorreram em sextas 13:

  • Em 13 de outubro de 1307 a Ordem do Templo foi acusada de traição à Igreja pelo papa Clemente V. Isto porque o Rei Philip IV da França fez extrema pressão para que todos os seus membros fossem presos.
  • Segundo o pseudo-historiador James Churchward, foi numa sexta-feira 13 que Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruída.
  • Em 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o Ato Institucional 5 onde suspendia os direitos e garantias políticos e dava poder aos militares de fechar o Congresso, isso entre outras coisas.
  • O pior incêndio florestal da história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939. 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • Foi também numa sexta-feira 13 de 1972 que um time inteiro da equipe uruguaia de rúbbi dos Andes sofreu durante a queda do seu avião.
  • Foi em 13 de novembro de 2015, também sexta-feira que a França sofreu com 7 ataques terroristas que mataram cerca de 130 pessoas e feriram mais 400.

E ai, tá arrepiado? Virou um frigatriscaidecafóbico ou parascavedecatriafóbico