Todos os dias utilizamos diversas tecnologias e nem imaginamos como funcionou o processo criativo de sua origem. Comigo, isso aconteceu com o Bluetooth. Tudo porque um pequeno arqueólogo localizou um grande tesouro de um importante rei viking. Mas vamos do início.

Jaap Haartsen, holandês responsável pela criação da tecnologia, contou que alguns amigos suecos certa vez lhe contaram a história de um rei nórdico que foi o responsável pela unificação da Dinamarca. Seu nome era rei Halard Bluetooth (Dente Azul) e governou o país durante o século 10. O símbolo do Bluetooth foi baseado nas runas nórdicas que correspondem as iniciais H e B marcadas em suas moedas. A ideia de Haartsen é criar uma analogia entre a união da Dinamarca e a sincronização entre celulares e computadores.

bluetooth arqueologia descoberta tecnologia tricurioso

Mas e onde entra o jovem arqueólogo em tudo isso? Acontece que Luca Malaschnitschenko de 13 anos saiu para explorar com seu professor na Alemanha em Janeiro quando encontrou todo um tesouro pertencente ao Rei. O pequeno estava explorando a Ilha de Rügen e, utilizando um detector de metal, eles acharam algo brilhoso e intrigante. Foi o suficiente para que eles começassem uma escavação onde encontraram colares, pérolas, broches, moedas do século 8 e do século 10 e até mesmo uma réplica do martelo do deus Nórdico Thor.

bluetooth arqueologia descoberta tecnologia tricurioso 2

Segundo eles, o tesouro deve ter sido enterrado por volta de 980 quando o rei Bluetooth fugiu de onde hoje é a Dinamarca para a Pomerânia (ao norte da Polônia) onde morreu em 987. Além de ser o responsável por unir a Dinamarca, também foi ele quem trouxe o cristianismo para a região.