Todos sabemos que, em geral, a noiva utiliza um véu que faz parte de seu majestoso vestido. Algumas utilizam véus gigantescos enquanto outras optam por tamanhos menores. Mas afinal, como surgiu o véu? A gente te conta! 😀

Infelizmente, não há um registro exato que conte para nós quando ou como foi inventado o véu. Porém, se sabe que as mulheres desde os primórdios o utilizam por diversas razões, dentre elas como símbolo da castidade, para se proteger do sol e insetos ou ainda para seduzir seus maridos através do mistério. Na Grécia antiga, acreditava-se que o véu era capaz de proteger as noivas do mau olhado ou ainda do assédio de outros homens.

origem veu de noiva tricurioso

Porém, o costume mais forte ainda vem por razão religiosa. Há registros na cultura da Mesopotâmia que o véu era utilizado em homenagem a Ishtar, deusa da fertilidade e primavera cuja história se relaciona com a Dança dos Sete Véus. Nas religiões judaicas e islâmicas, véu também é um costume tradicional. Já na religião católica, ele não é de uso obrigatório, porém ainda é utilizado. Algumas religiões cristãs se baseiam em uma passagem do apóstolo Paulo para justificar o uso do acessório:

“Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.” (1 Coríntios 11:6).

Os véus de noiva, em geral, são feitos de tule ou renda. Costuma ficar preso a cabeça com algum acessório como a grinalda e podem ficar por cima do cabelo ou por baixo, tudo depende do penteado. A única obrigatoriedade é que combine com o vestido. Gostou? Comente!