Visitar um museu é sempre um momento especial onde podemos ver um pouquinho de como era a vida em outros tempos. Então, pensando nessas visitas maravilhosas de final de semana comecei a pensar: Qual é o museu mais antigo do mundo? Vamos descobrir juntos?

Apesar de haverem diversas divergências sobre qual seria realmente o museu mais antigo do mundo, diversos historiadores dizem que o Museu de Ennigaldi-Nanna é quem ocupa este título. Ele está localizado no Iraque onde atualmente fica a cidade de Dhi Qar Governorate. Sua curadora era a princesa Ennigaldi, filha de Nibonido – o último rei do Império Neo-babilônico. O museu existe desde cerca de 530 a.C quando arqueólogos escavaram algumas partes do palácio e também do complexo templo de Ur. Lá, eles encontraram diversos artefatos expostos lado a lado cujas idades variavam por século.

Assim, o local foi rotulado como um museu. Suas peças consistiam em cilindros de barro com rótulos em três diferentes idiomas. O Rei Nabonido era um restaurador e ensinou sua filha a apreciar artefatos antigos. Até hoje ele é conhecido por ser o primeiro arqueólogo profissional. Os terrenos do palácio onde estava o museu também possuam um prédio conhecido como E-Gir-Par onde haviam diversos aposentos.

Muito legal, não acha? Comente!