Finalmente, chegamos em uma era onde respeitar o próximo é muito mais importante do que fazer piada. Porém, parece que essa onda não chegou ainda ao desenho animado Os Simpsons que existe há 29 anos e não tem se renovado diante desta questão. O incomodo racial com Apu já passa dos limites toleráveis, tendo ganhado inclusive um documentário chamado ‘The Problem With Apu’ que explora como o indiano vem ofendendo seu povo e também outros povos do Leste Asiático.

Sobre o assunto, Hank Azaria, dublador do personagem Apu e pelo menos mais 20 outros na animação, se pronunciou com bastante pesar, veja sua colocação em entrevista a Stephen Colbert:

“Acredito que o mais importante é ouvir o povo indiano e suas experiências com o personagem. Ouvir o que as pessoas têm a dizer significa uma maior inclusão na sala de roteiristas. Realmente quero ver roteiristas indianos e do sudeste asiático na sala de roteiristas, genuinamente guiando esse personagem em todas as direções que ele seguir. Estou perfeitamente disposto a deixar o personagem ou ajudar em sua transição para um lugar novo […] Não só faz sentido, como me parece ser a coisa certa a ser feita”.

Após sua entrevista, Azaria foi aplaudido ‘em pé’ nas redes sociais pela iniciativa. O diretor do documentário The Problem With Apu Hari Kondabuluu também elogiou muito o ator e dublador. Já o produtor de Os Simpsons Al Jean até reconheceu que é preciso encontrar uma solução, mas que seja ‘popular e correta’. Ou seja, para ele não se trata de corrigir a questão que há tantos anos ofende toda uma cultura, mas sim manter o legado da animação através de uma decisão agradável que não afete demais o público.

Agora, podemos apenas esperar para saber se haverá uma grande mudança para a próxima temporada já que a 29ª ainda está em exibição e terá seu último episódio veiculado no dia 13 de maio.