Lua Cheia até vai, afinal ela aparece grande e majestosa no céu. Agora, Minguante? De onde surgiu isso? Vamos pesquisar mais sobre as fases da Lua!

Leia também: O que aconteceria se a lua desaparecesse?

Infelizmente, é extremamente complicado precisar quem ou quando os termos Nova, Cheia, Crescente e Minguante começaram a ser utilizados. Na antiguidade era usado o termo ‘Lua Nova’ quando aparecia o primeiro sinal da fase lunar que hoje chamamos de crescente, ou seja, o primeiro risco iluminado. Na astronomia, a lua nova também é conhecida como lua escura para que não hajam confusões. Isso ocorre quando há uma conjunção entre a lua e o sol em eclipse longitudinal, sendo o único momento que não depende da posição do observador. Mas quais são todas as fases da Lua? Isso eu posso contar pra você.

fases da lua tricurioso 1

Fases da Lua

Iniciamos o ciclo com a Lua Nova, ela não é visível em nenhum hemisfério. Logo após, temos a Lua Crescente ou Crescente Côncava que é vista de 3 a 39% em sua totalidade e aparece à tarde logo após o pôr-do-sol. O interessante é que ela aparece na direta durante o hemisfério norte e a esquerda no hemisfério sul.

Então temos a Lua Quarto Crescente que aparece de 40-59% durante À tarde e também na primeira metade da noite. Já a lua crescente convexa (ou crescente gibosa) aparece de 60-95% durante o fim da tarde e grande parte da noite até que, finalmente, chegamos a Lua Cheia que aparece de 97-100% durante toda a noite. Quando ela nos deixa, dá lugar a lua minguante convexa ou minguante gibosa que aparece de 96-60% durante grande parte da noite e começo da manhã.

Após, temos a lua quarto minguante que aparece de 59-40% durante a madrugada e de manhã e, por último, a Lua minguante ou minguante côncava que aparece 39-3% durante o fim da madrugada e manhã. Gostou das informações? Comente!