Você já deve ter visto nos filmes e talvez visitado um dos pontos turísticos mais conhecidos de Nova York: A Times Square. Repletas de telões de propaganda, é clássico ver ao menos uma cena dos filmes Novaiorquinos passar por ali. Mas afinal, como a Times Square de Nova York ficou repleta de telões de propaganda?

Em seu início, a ligação das ruas Sétima Avenida e Broadway que forma um largo era chamado de Long Acre Square. Isso até o início do século 20, na época a região era um centro de comercio de cavalos e carruagens. Então, em 1904 o conhecido jornal The New York Times mudou-se para a nova Times Tower, o segundo prédio mais alto da cidade. Com a visão de que o local valorizaria muito com a construção da primeira linha de metrô da cidade, ainda em 1904 a Times Corporation junto com a IRT Company que construiu o metrô solicitaram a prefeitura que o local passasse a se chamar Times Squase. O pedido foi acatado em 08 de abril de 1904.

times square tricurioso

O beijo mais famoso do mundo aconteceu na Times Square no dia em que a 2ª Guerra Mundial terminou.

Como a Broadway foi uma das primeiras ruas do país a receber luz elétrica, era extremamente comum ver por lá diversos cartazes luminosos. Com o grande fluxo de pessoas que chegavam até ali pelo metrô, o número de propagandas foi crescendo na mesma proporção graças a visão dos empresários da época em destacar suas companhias. A Times Square cresceu absurdamente até a grande crise que destruiu a economia dos Estados Unidos chamada Crise de 29. Das décadas seguintes, a região tornou-se extremamente perigosa e tomada por bares decadentes, prostitutas, traficantes e cinemas para filmes adultos.

Isso ate que em 1990 o prefeito Rudolph Giuliani criou um mutirão para revitalizar o local e aumentar a segurança com o objetivo de atrair turistas. Uma curiosidade interessante é que se qualquer filme deseje passar alguma cena no local, todas as propagandas que estiverem em veiculação naquele dia devem ser mostradas, não podem ser escondidas ou nubladas mesmo que aquelas marcas não tenham pago merchandising ao longa-metragem. Muito legal, não acha? Comente!