Recentemente a Universidade de Connecticut nos Estados Unidos divulgou um estudo polêmico. Segundo ela, os secadores de mãos que são instalados nos banheiros públicos de todo mundo contém inúmeros tipos e quantidades de bactérias, tendo até mesmo coliformes fecais. (lê-se: cocô alheio). Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram coletas de amostras em placas específicas expostas em 36 secados de mãos espalhados pelo câmpus da própria universidade.

Segundo os cientistas, após colocarem as placas por apenas 30 segundos sob o ar dos secadores já possibilitou que se encontrassem entre 18 e 60 colônias de bactérias diferentes em cada placa. Um dos líderes do estudo chamado Peter Setlow afirmou – em entrevista à revista Newsweek – que o material fecal encontrado são provavelmente produto das bactérias coletadas nas amostras. Esses micro-organismos acabam se espalhando pelo ar quando as pessoas dão descarga sem fechar a tampa do sanitário.

sercadores de maos espalham coco tricurioso

“Os resultados indicam que vários tipos de bactéria, incluindo potenciais patógenos e esporos, podem ser depositados nas mãos expostas a secadores”,  concluiu a pesquisa. Porém, infelizmente não foi possível comprovar se essas bactérias “promovem um grande reservatório de bactérias ou simplesmente assopram uma grande quantidade de ar contaminado por elas”.

Segundo ele, as bactérias localizadas não devem representar risco a saúde humana, porém é importante demonstrar o quão fácil nossas bactérias se proliferam pelo ambiente. Um detalhe importante é que os secadores de mãos analisados não possuíam filtro de partículas que são os responsáveis por diminuir esse efeito. E ai, vai continuar usando esses secadores? Comente!