Em uma geração de terapias alternativas e naturais, homeopatia, heiki e diversas outras, a medicina ayurvédica vem ganhando destaque. Mas afinal, o que é medicina ayurvédica? Como funciona? A gente te conta!

Para começar sempre é importante compreender o significado através do nome. A palavra Ayurveda vem do sânscrito vida (ayur) e ciência (veda), logo tornando-se ciência da vida. Ela é como uma filosofia de vida e surgiu na Índia há milhares de anos. Seu enfoque baseia-se na harmonia do ser humano (corpo, mente e espírito) com os ciclos da natureza.

ayurveda o que e tricurioso

Apesar da possibilidade de ser usada para melhorar a saúde, quem realiza a ayurveda não gosta da classificação de medicina justamente por ser uma filosofia de vida, uma forma de ver o mundo ao invés de um método de pesquisa ou de cura propriamente dito. O interessante é que existem comprovações científicas de sua eficiência, sendo considerado um ótimo tratamento alternativo. Através da medicina ayurvédica são utilizadas técnicas como massagem, aromaterapia, meditação, yoga, reorientação alimentar e atividades cotidianas como ler e caminhar.

Detro da ayurveda ainda existem três estudos clássicos que devem ser destacados, são eles:

– Charaka Samhita: Clínica Médica
– Susruta Samhita: Cirurgía Ayuvédica
– Ashtanga Hridaya: A relação entre ambos os conhecimentos

Gostou da matéria? Conhecia a medicina ayurvédica? Comente!