As tecnologias dia após dia melhoram nossas vidas e nos fazem ter maior conforto aliado a grande economia de energia, assim trabalhando por uma sociedade mais sustentável. E quando pensamos em economia e durabilidade, não podemos deixar o LED de lado.

Também conhecido como Diodo Emissor de Luz (LED – Light Emitting Diode), o LED é utilizado para emitir luz em locais e instrumentos, sendo atualmente uma extremamente eficiente forma de lâmpada. Também podemos vê-lo em postes de iluminação, pistas de LED, cortinas de LED, painéis de LED, semáforos e diversos outros usos que trazem grande economia de eletricidade. A tecnologia foi criada por Nick Holonyak através dos estudos de Oleg Vladimirovich Losev e gerou em 7 de outubro de 2014 o Prêmio Nobel de Física a seus inventores. Mas vamos a um breve histórico.

quem inventou led tricurioso

Henry Joseph Round foi o responsável pela primeira descrição a respeito de eletroluminescência, o princípio básico dos LEDs. Ele a fez observando que certos semicondutores eram capazes de emitir luz quando uma corrente elétrica passava por eles. Ele observou este fenômeno quando aplicava tensão sobre semicondutores para melhorar a amplificação dos sinais de rádio. Após ele, tivemos Oleg Vladimirovich Losev que publicou a primeira pesquisa divulgada sobre LEDs ainda em 1927. Ele percebeu através da descoberta anterior de Round que os semicondutores utilizados em receptores de rádio emitiam luz ao receberem uma corrente elétrica. Partinco deste principio, ele construiu um diodo cristalino com óxido de zinco e carboneto de silício que emitiu fotões ao serem atravessados por correntes de luz. Ele patenteou a tecnologia que batizou de Light Relay.

Por último, tivemos finalmente Nick Holonyak que, enquanto trabalhava na General Electric inventou o primeiro LED em espectro visível em 1962. Então, visionário, declarou a Reader’s Digest que em pouco tempo as lâmpadas LED substituiriam as incandescentes inventadas por Thomas Edison. Ele passou décadas dedicando sua vida a pesquisa até que desenvolveu diversas aplicações para o LED na Philips Lumileds Lighting Company.

O que achou dessa construção maravilhosa de conhecimento? Comente!