Acredite ou não, meus amigos e minhas amigas, porém o nome desde delicioso doce feito a base de chocolate, leite condensado e margarina tem origem política! Acontece que em 1946 o Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a Presidente da República pelo partido UDN (União Democrática Nacional).

Nesta época, um grupo de mulheres de São Paulo – bairro Pacaembu – estavam totalmente engajadas nas eleições do candidato e realizavam frequentemente festas para ajuda-lo. Em uma dessas festas, essas mulheres tiveram a ideia de criar um doce feito de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó para arrecadar fundos e fomentar a tal campanha.

por que brigadeiro tem esse nome tricurioso

Nesta ocasião todos se apaixonaram pelo doce que rapidamente se espalhou pelo país com o nome ‘Docinho do Brigadeiro’, já que foi criado para campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes. Apesar de todo o apoio, o candidato foi derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra. O interessante é observar que o Estado de São Paulo era era justamente onde se encontravam as únicas duas fábricas de leite condensado do Brasil! Eram elas Nestlé em Araras e São Paulo.

Mas por que no Rio Grande do Sul os gaúchos chamam o doce de Negrinho?

Como dito, o doce foi batizado em função do candidato Brigadeiro Eduardo Gomes que, na época, era opositor ao gaúcho Getúlio Vargas que, na época, havia acabado de sofrer sua conhecida queda. Como eram grandes inimigos políticos, o bairrismo riograndense não permitiu que chamássemos o doce (para quem não sabe, o TRICurioso é GAÚCHO! hehe) de Brigadeiro, assim apelidando a delícia de Negrinho.