Curiosidades

Qual foi o primeiro Plantão Globo?

Você está assistindo TV tranquilamente quando de repente a vinheta do plantão Globo aparece, você fica sem entender nada, mas uma coisa é certa: Coisa boa não é. Para quem não sabe, o Plantão Globo é transmitido apenas em casos urgentes sendo na maioria das vezes tragédias. Ele normalmente interrompe a programação, o que gera mais medo ainda.

Alguns plantões Globo acabaram marcando história, já que os acontecimentos noticiados foram catastróficos como o de 11 de Setembro de 2001, data na qual as Torre Gêmeas foram atingidas e até mesmo o de 29 de novembro de 2016, quando o avião da Chapecoense caiu… Querendo ou não, se a vinheta do plantão Globo aparecer na sua tela, com certeza te dará um aperto no coração fazendo com que você espere pelo pior.

Sua primeira transmissão foi feita no dia 2 de abril de 1982, na época era chamado de “Plantão JN”, divulgando informações sobre a Guerra das Malvinas, conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido na Ilha das Malvinas. Porém, o formato que conhecemos hoje com a tradicional vinheta só veio a ser transmitido em 19 de agosto de 1991, dando informações sobre a tentativa de golpe de Estado da União Soviética.

No primeiro plantão Globo o encarregado de dar as noticias foi ninguém mais ninguém menos que William Bonner, na ocasião o jornalista tinha 28 anos de idade e apenas 5 trabalhando na TV Globo. Confira:

Para quem tem curiosidade, ainda no mesmo dia foi exibido o 2º Plantão Globo com William Bonner dando novas noticias sobre o Golpe de Estado da União Soviética. O Plantão Globo, também conhecido como ‘Extra’ (Linguagem jornalistica) tem noticiado, em rede nacional, quase todos os principais acontecimentos do mundo, incluindo guerras, mortes, fenômenos naturais, acidentes, sequestros, fatos históricos, atentados e eventos políticos, nos últimos 30 anos.

A temida música tema foi composta por João Nabuco que na época era maestro arranjador da TV Globo, enquanto a vinheta e o encerramento foram criados pelo designer Hans Donner… Ao longo dos anos a identidade visual foi sendo aprimorada, mas nunca mudada.

Atualmente o quadro de noticias conta com a colaboração da Globo News, sendo seus jornalistas que apresentam o Plantão sob a supervisão da Central Globo de Jornalismo. O que você achou do post? Comente logo abaixo 😀

Você também pode gostar de