Você está assistindo TV tranquilamente quando de repente a vinheta do plantão Globo aparece, você fica sem entender nada, mas uma coisa é certa: Coisa boa não é. Para quem não sabe, o Plantão Globo é transmitido apenas em casos urgentes sendo na maioria das vezes tragédias. Ele normalmente interrompe a programação, o que gera mais medo ainda.

Alguns plantões Globo acabaram marcando história, já que os acontecimentos noticiados foram catastróficos como o de 11 de Setembro de 2001, data na qual as Torre Gêmeas foram atingidas e até mesmo o de 29 de novembro de 2016, quando o avião da Chapecoense caiu… Querendo ou não, se a vinheta do plantão Globo aparecer na sua tela, com certeza te dará um aperto no coração fazendo com que você espere pelo pior.

primeiro plantao

Sua primeira transmissão foi feita no dia 2 de abril de 1982, na época era chamado de “Plantão JN”, divulgando informações sobre a Guerra das Malvinas, conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido na Ilha das Malvinas. Porém, o formato que conhecemos hoje com a tradicional vinheta só veio a ser transmitido em 19 de agosto de 1991, dando informações sobre a tentativa de golpe de Estado da União Soviética.

No primeiro plantão Globo o encarregado de dar as noticias foi ninguém mais ninguém menos que William Bonner, na ocasião o jornalista tinha 28 anos de idade e apenas 5 trabalhando na TV Globo. Confira:

Para quem tem curiosidade, ainda no mesmo dia foi exibido o 2º Plantão Globo com William Bonner dando novas noticias sobre o Golpe de Estado da União Soviética. O Plantão Globo, também conhecido como ‘Extra’ (Linguagem jornalistica) tem noticiado, em rede nacional, quase todos os principais acontecimentos do mundo, incluindo guerras, mortes, fenômenos naturais, acidentes, sequestros, fatos históricos, atentados e eventos políticos, nos últimos 30 anos.

A temida música tema foi composta por João Nabuco que na época era maestro arranjador da TV Globo, enquanto a vinheta e o encerramento foram criados pelo designer Hans Donner… Ao longo dos anos a identidade visual foi sendo aprimorada, mas nunca mudada.

Atualmente o quadro de noticias conta com a colaboração da Globo News, sendo seus jornalistas que apresentam o Plantão sob a supervisão da Central Globo de Jornalismo. O que você achou do post? Comente logo abaixo 😀