Desde pequeno sou fã da franquia Karatê Kid e recentemente, com o lançamento de “Cobra Kai”, acabei revivendo essa paixão de infância. Porém, uma coisa que nunca entendi foi as cores das faixas do karatê, afinal, o que cada cor significa? É o que descobriremos hoje 😀

Faixa Branca: Conhecida por ser a cor do desprendimento. O branco mostra que o seu portador ainda é ingenuo e deve procurar manter a mente limpa para que assim tenha potencial para subir de faixa através de um treino árduo. A cor branca diz que devemos buscar pureza, sinceridade e verdade. Quando a pessoa estiver pronta, a cor de sua faixa vai mudar, como uma tela em branco esperando para ser pintada.

Faixa Amarela: Mostra que temos um iniciante que acabou de entrar no Karatê e com o passar do tempo irá aprimorando suas habilidades. Pode ser comparada ao sol nascente, já que quando se ganha faixa amarela significa que os conhecimentos da pessoa estão aflorando. A cor amarela simboliza: criatividade, conhecimento, alegria, juventude e nobreza.

Resultado de imagem para karate faixa amarela

Faixa Vermelha: Mostra que a pessoa está motivada e com vontade de evoluir. Ter esta faixa acaba deixando a pessoa com mais energia física, mostrando que devemos ter força de vontade para não desistir de seus ideais.

Faixa Laranja: Sendo a mistura de amarelo com vermelho, as duas faixas anteriores, mostra que o portador desta faixa deve ter o conhecimento dos graus anteriores, trazendo deste modo a qualidade das duas faixas que vieram antes. Busca encorajamento, estimulação, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

Faixa Verde: Representa esperança e fé… Ela simboliza a harmonia e o equilíbrio de seu portador. Pode ser comparada ao pinheiro, cresce e começa a lançar seus primeiros ramos. É neste ponto que se espera uma grande evolução do Karateka.

Faixa Roxa: Significa santidade e humildade, geralmente usada por sacerdotes católicos. A posse da faixa gera respeito próprio, dignidade e auto-estima. Ela simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

Faixa Marrom: É o estado de solidificação, representa o equilíbrio e a segurança passada pelo karateka. Geralmente pessoas que usam essa cor, são pessoas “sensatas”.

Faixa Preta: Voltando ao exemplo do pinheiro, com está faixa é possível notar que ele cresceu a alcançou o céu no anoitecer. Ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É o fim e o começo de um novo ciclo de conhecimento, sendo o mais alto grau a ser alcançado. O que achou? Comente logo abaixo 😀