Em 12 de janeiro de 2018 a Netflix lançou no Brasil o filme O Rei da Polca dirigido por Maya Forbes e estrelado por Jack Black, Jenny Slate e Jason Schwartzman. Ele conta a história de Jan Lewan, um homem sonhador considerado o Rei da Polca no Brasil! Mas afinal, a história do seu filme é realmente real?

Acredite ou não, todo o surreal esquema de pirâmide criado ‘inocentemente’ por Jan Lewan (Jan Lewandowski) foi real e ainda chamado pelo The Morning Call como um ‘esquema clássico de Ponzi’. Lewan nasceu na Polônia, em Bydgoszcz, no ano de 1941 durante a ocupação alemã da Segunda Guerra Mundial.

Desde cedo Lewan era apaixonado por música, então assim que teve idade foi matriculado no Conservatório de Música de Gdansk. Ao longo de sua vida, o músico cantou em uma ópera, serviu ao Exército Polonês, tocou em casas de shows na Polônia e também grande parte do Norte da Europa, incluindo a Filarmônica Nacional de Varsóvia.

Após algum tempo, Lewan decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos e, através do Canadá, imigrou para a Pensilvânia ou continuou cantando Polca. Através dele a belíssima cultura polonesa pode ser vista, ouvida e dançada. Ele criou uma orquestra de polca, viajou o mundo em turnê e foi até mesmo indicado ao Grammy em 1995 pelo álbum ‘Lewan, Jan Lewan e Sua Orquestra’. Conforme seu nome ia ficando conhecido, os shows ficavam maiores e mais prestigiados em grandes cassinos e hotéis famosos.

quem foi jan lewan rei da polca tricurioso 1

O grande problema de Jan Lewan foi legal. Para criar um império da Polca, o cantor não parava de criar alternativas e gerar dinheiro. Ele criou uma lojinha de presentes onde vendia joias e bibelos atém de diversas outras tentativas de negócio. Porém, o que realmente lhe trazia lucro era um esquema de pirâmide que prometia retorno de 12% e 20% quando, na época, o banco prometia apenas 3%. Lewan recebeu um primeiro aviso para parar de vender títulos de investimento sem registo, porém isso só fez ele criar um novo banco de investidores que apostavam ainda mais alto até que, em 2004, o Rei da Polca foi preso.

Acusado de fraudar mais de 400 pessoas em 22 estados e milhões de dólares, ele foi condenado a cinco anos e onze meses de prisão por um juiz federal mais sete anos em Nova Jersey que foram cumpridos simultaneamente. Em seu primeiro ano na prisão em Delaware, Lewan foi esfaqueado no pescoço por se colega de cela e teve que ser hospitalizado por diversos dias, seu esfaqueador recebeu 15 anos a mais em sua sentença. Jan Lewan saiu da prisão em 2009 e logo voltou aos palcos, assim criando o Rap Polca.

O que achou da história deste maluco/visionário/ousado artista? Comente!