Como bem sabemos, a Terra possui uma inclinação de 23º, este fato interfere no clima e define nossas estações do ano. Porém, o início de cada estação do ano é marcado através de dois fenômenos astronômicos chamados solstício (verão e inverno) e equinócio (primavera e outono). A palavra solstício bem do latim solsticium e tem o significado de parada do Sol. Já equinócio vem de arquus = igual e nox = noite. Ou seja, dia igual a noite.

Mas afinal, como funciona isso? A cada dia que passa o Sol nasce e se põe em uma posição diferente. Quando observado com atenção e demarcações é possível perceber que, ano após ano, seu comportamento é exatamente igual. No dia em que o Sol se poe mais ao Sul também é o dia mais longo do ano, logo aqui se inicia o verão. Já o dia em que o Sol se põe mais ao Norte é também quando teremos a noite mais longa do ano, o que marca o início do inverno. Porém vale ressaltar que esta experiência é válida apenas no Hemisfério Sul, já no Hemisfério Norte ocorre exatamente o contrário.

como definido inicio estacoes tricurioso 1

Já os equinócios de outono e primavera ocorrem quando o sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste, comprovando que a duração deste dia e dessa noite serão iguais. A rotação da terra é tão precisa que estes acontecimentos tem data fixa. Todo ano o Outono se inicia em 20 de março, o Inverno em 21 de junho (sendo a estação mais longa com 93,66 dias), a Primavera em 22 de setembro e o Verão em 21 de dezembro. Bacana, não acha? Comente!