Dos últimos anos para cá a tecnologia vem possibilitando criar coisas nunca imaginadas, uma dessas invenções foi o freio ABS que já faz um tempo que se encontra presente nos carros. Muitas pessoas acabam se perguntado: qual seria a diferença entre o ABS e o freio convencional? A resposta acaba surpreendendo, tal sistema pode salvar sua vida em caso de perigo.

Diferente do convencional, o freio ABS evita que as rodas travem em caso de uma freada brusca, permitindo que o motorista continue no controle do carro. A tendência é que motorista, ao se deparar com um obstáculo no meio da rua, pise com tudo no freio. Quando isso é feito em um carro sem ABS, acaba fazendo com que o veiculo, mesmo com as rodas paradas, comece a derrapar, podendo causar um grave acidente para as pessoas de dentro e fora do carro.

freio abs tricurioso

Já em carros com ABS, caso o motorista freie bruscamente, as rodas não irão travar e o carro manterá a sua direção, ou seja, ele não vai girar igual um pião. Mesmo com tal freada, o motorista terá o controle para poder desviar de algum obstaculo. Para ilustrar essa ideia, imagine que a estrada esteja molhada e o motorista freie com tudo, em carros com freio convencional, o carro irá derrapar, já com um veiculo com ABS, após ser acionado o freio, o carro começa a desacelerar até parar, ele continua no sentido em que estava antes de frear, ou seja, ele não derrapa. Veja este vídeo:

Então é altamente recomendável que seu carro possua freio ABS, de inicio você pode até pensar que não faz diferença, porém em momentos de perigo ele pode salvar sua vida. Os carros mais novos, lançados nos últimos anos, já possuem tal sistema. E claro, não esqueça de usar o cinto de segurança. O que achou? Seu carro possui freios ABS? Comente logo abaixo 😀