Com a lava-jato um termo veio a conhecimento popular chamado Doleiro, mas afinal, o que faz um doleiro? Vamos descobrir!

Um doleiro é quem compra e vende dólares em um mercado chamado ‘paralelo’. Se considerado um doleiro, a Polícia Federal possui poder para indiciar o profissional por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Logo, é possível considerar que doleiro é quem converte moedas de um país para outro sem autorização ou limite das leis vigentes.

É muito comum ver doleiros em países que possuem um rígido controle de câmbio, no Brasil existe controle cambial e é proibido o curso de moedas estrangeiras, o que significa que pessoas físicas ou jurídicas podem apenas comprar e vender moedas estrangeiras em estabelecimentos devidamente registrados e autorizados pelo Banco Central do Brasil.Para terminar com essas ações, o governo tem trabalhado em um projeto de lei inspirado na Colômbia que extingue o domínio, assim permitindo que o juiz decrete perda de bens obtidos de origem ilícita que serão vendidos em leilões para devolver os recursos do Estado.

o que faz doleiro tricurioso

Além disso, existem diversos golpes de fraudes realizado com pessoas que costumam recorrer a doleiros com frequência. O esquema é simples, o criminoso diz ser um doleiro ou intermediário de uma casa de câmbio, assim alegando que pode realizar operações de câmbio de reais por dólares ou o contrário. É comum que as vítimas sejam empresas que realizem ‘caixa dois’ ou ainda trading companies. Assim, quando o dinheiro é entregue para a dita operação de câmbio, o intermediário/doleiro desaparece para, assim, não cumprir o combinado e ficar com o dinheiro. Como esta já é uma operação ilegal, as vítimas não possuem a quem recorrer já que para isso teriam que assumir a intenção de cometer um crime de evasão de divisas ou lavagem de dinheiro.

Sinistro, não acha? Comente!