Curiosidades

O que faz um doleiro?

Com a lava-jato um termo veio a conhecimento popular chamado Doleiro, mas afinal, o que faz um doleiro? Vamos descobrir!

Um doleiro é quem compra e vende dólares em um mercado chamado ‘paralelo’. Se considerado um doleiro, a Polícia Federal possui poder para indiciar o profissional por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Logo, é possível considerar que doleiro é quem converte moedas de um país para outro sem autorização ou limite das leis vigentes.

É muito comum ver doleiros em países que possuem um rígido controle de câmbio, no Brasil existe controle cambial e é proibido o curso de moedas estrangeiras, o que significa que pessoas físicas ou jurídicas podem apenas comprar e vender moedas estrangeiras em estabelecimentos devidamente registrados e autorizados pelo Banco Central do Brasil.Para terminar com essas ações, o governo tem trabalhado em um projeto de lei inspirado na Colômbia que extingue o domínio, assim permitindo que o juiz decrete perda de bens obtidos de origem ilícita que serão vendidos em leilões para devolver os recursos do Estado.

Além disso, existem diversos golpes de fraudes realizado com pessoas que costumam recorrer a doleiros com frequência. O esquema é simples, o criminoso diz ser um doleiro ou intermediário de uma casa de câmbio, assim alegando que pode realizar operações de câmbio de reais por dólares ou o contrário. É comum que as vítimas sejam empresas que realizem ‘caixa dois’ ou ainda trading companies. Assim, quando o dinheiro é entregue para a dita operação de câmbio, o intermediário/doleiro desaparece para, assim, não cumprir o combinado e ficar com o dinheiro. Como esta já é uma operação ilegal, as vítimas não possuem a quem recorrer já que para isso teriam que assumir a intenção de cometer um crime de evasão de divisas ou lavagem de dinheiro.

Sinistro, não acha? Comente!

Você também pode gostar de