Curiosidades

Quanto tempo vive uma abelha?

Quanto tempo vive uma abelha?

Abelhas são insetos capazes de por medo em muita gente, apesar de possuerem cores vibrantes e serem tão adoráveis nos desenhos animados. Mas afinal, quanto tempo vive uma abelha? A gente te conta! 🙂

Abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, superfamilia Apoidea e subgrupo Anthophila, assim sendo parentes das vespas e formigas. São conhecidas por sua importante função na polinização e também por produzirem mel, cera, própolis, geleia real e veneno. Atualmente existem mais de 25 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo através de sete famílias biológicas reconhecidas.

Existem abelhas em todos os continentes exceto Antártida. Se alimentam de néctar, grande fonte de energia, e também de pólen, repleto de proteínas e nutrientes sendo também utilizado para alimentação das larvas. Há milênios a apicultura existe e é praticada desde o Antigo Egito e Grécia Antiga.

E qual é sua expectativa de vida? Depende da espécie, as mais comuns no Brasil são Abelha-europeia – que vive de 122 à 152 dias – e Bombus pratorum – que vive 28 dias.É interessante observar que além de variar em relação a espécie, a função de cada abelha da colmeia também afeta seu tempo de vida. Em uma espécie específica as abelhas operárias vivem entre 30 e 45 dias, zangões vivem até 80 dias e a abelha-raia pode viver de 2 a 5 anos!

Sensacional, não acha? Comente!

Leia Também: