Casamentos são cerimônias tradicionais e todos nós sabemos como elas acontecem aqui no Brasil. Seja a igreja ou na beira de um lago, os casais em geral optam pelo modelo que bem conhecemos de vestido branco, véu e arroz na saída. Porém, será que em todo mundo é assim? Como são realizados os casamentos na Inglaterra? A gente conta pra você! 🙂

Por lá os casamentos ocorrem geralmente bem cedo, sempre pela manhã ou antes do horário de almoço e duram todo o dia. A maior tradição inglesa pode ser vista em filmes e séries com frequência e provém de uma rima do período Vitoriano: “Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue and a silver sixpence in her shoe”. Ou seja, para se ter um feliz e duradouro casamento e preciso ter consigo “algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul e 6 centavos no sapato.

casamento ingles rainha elizabeth ii tricurioso 1

Cada um destes tem um simbolismo. Carregar algo antigo significa dar continuidade aos laços da família, carregando consigo algo que foi de outra pessoa. Algo novo simboliza a nova vida, o otimismo e a esperança existente nesta união. Já algo emprestado deve sempre vir de alguém que teve um casamento muito feliz, serve como um grande símbolo de boa sorte. Algo azul tem relação com a Roma antiga que, durante séculos, usou azul para representar o casamento, amor e fidelidade. Já a ‘sixpence’ é uma moeda de prata inglesa que estava em circulação entre 1551 e 1967. Serve para trazer fortuna e abundância ao casal.

Existem outras superstições como, por exemplo, achar uma ranha no vestido da noiva significa boa sorte, assim como casar quando o ponteiro dos minutos do relógio está em rota ascendente, ou seja, nos 30 minutos de cada hora. Além disso, quarta-feira é considerado o dia mais próspero para casamentos enquanto sábado é o dia que atrai mais azar. Outro costume curioso é convidar a rainha para seu casamento.

casamento ingles rainha elizabeth ii tricurioso

É tradição que o casal convide a Rainha Elizabeth II para sua cerimônia mesmo que seja óbvio que ela não poderá comparecer. Mesmo assim, existe uma dama de companhia do palácio responsável por responder a todos os convites de casamento desejando muita felicidade.

Outro costume curioso é a quase obrigação de todas as convidadas usarem chapéu durante o casamento. Ele deve ser usado ao lado direito e caindo um pouco sobre a testa. Curioso, não acha? E por lá a noiva não deve se atrasar, é costume que ela esteja pontualmente no horário marcado no convite. Kate Middleton, por exemplo, chegou exatamente às 11 horas na Abadia de Westminster.

Enquanto isso, o noivo a espera de costas e só vira para ver sua amada quando ela chega ao altar, assim mantendo a expectativa de vê-la com seu belo vestido. Outra diferença é que ao invés de jogar arroz nos noivos, eles usam confetes em formato de símbolos de boa sorte tais como sino e ferraduras. Com o tempo a tradição mudou um pouco e se utilizam pétalas de rosa para não poluir o meio ambiente.

Interessante, não acha? Comente!