Bom, sabemos que Santos Dumont foi o primeiro brasileiro à inventar o avião, que foi ele quem criou o avião como conhecemos hoje e cumpriu as devidas regras. Mas qual foi o primeiro avião a ser fabricado aqui em nossas terras Tupiniquins verdes e amarelas, vulgo Brasil? Foi feito por Dumont, certo? Errado! E esse título, curiosamente, não vai para um brasileiro. O primeiro avião a ser fabricado e a efetuar um voo aqui no Brasil veio de um espanhol! Dimitri De Lavaud foi responsável por essa conquista.

Dimitri

Seu pai, Evaristhe Sensuad De Lavaud, trabalhava como industrial. Em 1903, Dimitri veio para o Brasil, mais precisamente na cidade de Osasco, e se nacionalizou como brasileiro em 1916, anos depois de fabricar sua invenção em terras Tupiniquins. Obviamente, ele não fez isso sozinho. Junto ao mecânico brasileiro Lourenço Pellegati, eles foram construindo o projeto.

Até que em 1910 o projeto estava finalizado e no dia 07 de janeiro de 1910, eles realizaram em um raio de 103 metros em quase 7 segundos, o primeiro voo da máquina foi acompanhado pela imprensa paulista, com altura de 2 à 4 metros.

museu tam

Vale lembrar que esse foi o primeiro voo da América Latina e que ele não só foi fabricado no Brasil, mas todas suas peças são também brasileiras.  A maior inspiração para a criação dessa aeronave foi nos modelos Blériot franceses. Após a apresentação do avião, De Lavaud utilizou muito esse modelo como teste em algumas de suas milhares de patentes, mas após bons usos ela foi vendida à um desconhecido que se acidentou com a aeronave a danificando e falecendo nesse episódio lamentável. Mas felizmente, em nome da história da aviação brasileira, há uma réplica do modelo no Museu de Um Sonho, mantido pela TAM que é atualmente o maior museu aeronáutico privado de nossas terras Tupiniquins. O museu é localizado na cidade de São Carlos, São Paulo. Esta réplica é um dos, se não o mais importante, item desse museu, junto à diversos itens que fazem parte da história aeronáutica brasileira.

TAM

E então caro leitor, você conhecia a história de Dimitri? Achava que Santos Dumont era o inventor do primeiro avião brasileiro? Deixe aqui nos comentários se possível, queremos muito sua opinião e seu feedback sobre a matéria! (Também compartilhe com os seus amigos, tenho certeza que eles irão gostar muito de saber qual foi o primeiro avião fabricado em nossas terras tupiniquins! )