Se você foi criado por pais brasileiros, a expressão “Eu vou te mostrar com quantos paus se faz uma canoa” já foi provavelmente ouvida por você e dependendo do quanto você aprontava, mais de uma vez. Assim, o verso “Com quantos paus se faz uma canoa” já entrou para a nossa cultura. Mas hoje o TriCurioso vai responder essa pergunta.

Para isso, precisamos ir na expressão original, que era “Vou mostrar com quantos paus se faz uma cangalha”, se baseando nisso, temos que saber o que é uma cangalha. Uma cangalha é um triângulo no qual fazendeiros prendiam no pescoço de seus animais para impedir que eles fugissem ou prejudicassem outras plantações. Se logo interpretada a expressão, podemos dizer que ela significa quem tem o controle da situação, por isso uma cangalha. Mas nesses diversos anos dessa expressão, o termo cangalha foi alterado para canoa. Mas se fossemos responder a questão original, a resposta seria três. Afinal, é um triângulo de paus.

BOSS 1

Mas vamos responder a pergunta que deu origem ao nome dessa publicação. Com quantos paus se faz uma canoa? A resposta é bem simples: somente um. Uma canoa é um veículo indígena que é feito de um tronco oco. Ou seja, se você considerar um grande tronco de árvore um pau, podemos dizer que precisamos somente de um. A piroga, ou canoa, é algo muito popular entre o povo indígena, antes mesmo da chegada de Cristóvão Colombo em terras americanas.

Mas em algumas regiões, a expressão não tem esse mesmo sentido que eu e muita gente conhece. A expressão tem o sentido de mostrar como fazer a coisa correta, como fazer a coisa bem feita em algumas regiões no Brasil, algo como

“Eu sei por as vírgulas no lugar certo, vou te mostrar com quantos paus se faz uma canoa!”

Mas na maioria dos estados de nossas terras Tupiniquins, a pergunta soa com um ar de superioridade, de pessoa estar mandando, comandando, um ar autoritário.

Mas como é na sua região? É canoa ou é cangalha? Qual o significado disso? Conte para nós, queremos saber. Na região dos nossos redatores, a expressão é utilizada com o contexto de autoritarismo da situação e não com o contexto de mostrar a forma correta de se fazer aquilo. (E claro, se possível, compartilhe a matéria com os seus amigos ou faça a pergunta de como é isso na região deles.)