Uma das melhores invenções da face da Terra com certeza é o controle remoto, ele te possibilita ficar deitado e controlar a TV, podendo mudar de canal, aumenta e diminuir o volume e, claro, se sentir o Harry Potter da sua casa. Sim, quando eu era pequeno achava que o controle remoto da TV na verdade era uma varinha tecnológica… pois é, minha infância foi incrível. Mas você já pensou como funciona um controle remoto? É o que veremos hoje. Espero que gostem 😀

Conhecendo um pouco de seu criador

Antes de saber como funciona uma das maiores invenções do mundo, vamos conhecer um pouquinho da mente brilhante por trás deste projeto: Nikola Tesla. Nascido em julho de 1856, Tesla é de origem croata e testou pela primeira vez o seu experimento em um lago, onde colocou um barco e permaneceu em terra. O aparelho na época era simples: Possuía uma bateria que ficava dentro dispositivo de controle, onde sua função era enviar eletricidade para um oscilador que a convertia em pulsos de ondas de rádio. Essas ondas eram captadas por um receptor instalado no barco que as entendia e fazia com que o ‘veiculo’ se movimenta-se. O comprimento das ondas era criado a partir de cada clique nos botões, ou seja, cada botão tinha o controle de um movimento do barco.

Resultado de imagem para Nikola tesla

Durante a Primeira Guerra, o controle remoto que na época funcionava com a frequência dos rádios era usado para manter os navios alemães em contato com seus aliados. Porém, foi na segunda guerra que o controle remoto exerceu uma função ‘importante’, sendo utilizados para explodir bombas. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os cientistas tinham um avanço tecnológico em mãos sem ter onde usar e hoje, décadas depois, eles estão nas nossas casas controlando as TV’s, ar condicionados e aparelhos de som… Quem diria, ein?

Caso você não saiba, uma das tecnologias usadas no controle remoto é a luz infravermelha (invisível a olho nu), e quando pressionamos um botão, o controle manda pulsos de luz infravermelha que representam códigos binários específicos. São esses códigos binários que nos possibilitam Ligar/Desligar, aumentar e diminuir o volume,  mudar de canal, entre outras. A TV possui um receptor IR e é ele que decodifica os códigos enviados pela luz em dados binários, ou seja, 1 e 0. Cada função do controle remoto possui uma combinação de códigos binários. Exemplo: Ligar TV: 001 0101/ Desligar TV 010 1111.

Como disse anteriormente, a luz infravermelha não pode ser vista a olho nu, porém, se você estiver MUITO curioso, pegue uma câmera e coloque em frente ao controle e aperte um botão. Poderá ver claramente a luz, conhecida também como Toda poderosa.

como-funciona-o-controle-remotoE aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀