Existem inúmeros insetos, aves e anfíbios que se alimentam de carne e não possuem dentes. Já os mamíferos são mais raros. Há algum tempo existia uma ordem chamada Edentada (sem dentes em Latim) que hoje não é mais considerada. Ela estabelecia espécies que não possuem dentes incisores ou molares. Este tipo de mamífero, em geral, se alimenta de carnes macias tais como vermes, crustáceos ou insetos. Além disso, possuem outras estruturas responsáveis por moer o alimento. Conheça 5 deles agora mesmo:

mamiferos sem dentes carnivoros tricurioso

5. Baleias da Família Mysceti

Fazem parte desta família as baleias azuis, brancas e bicudas. Ao invés de dentes, elas possuem cerdas de queratina semelhantes a longas barbas que são capazes de filtrar a água do mar e reter o alimento.

mamiferos sem dentes carnivoros tricurioso 1

4. Pangolim

Este é um extraordinário escavador que utiliza sua pegajosa língua para capturar e comer cupins e formigas, chegando a quantia de 140 a 200g por dia. Ele é coberto de escamas de queratina, o que infelizmente o faz chamar atenção dos traficantes de animais do mundo todo.

mamiferos sem dentes carnivoros tricurioso 4

3. Tamanduá

Semelhante ao Pangolim, o tamanduá possui uma comprida língua que utiliza para se alimentar, porém ela possui algo semelhante a ganchos microscópicos que, juntos à saliva espessa, auxiliam na captura de formigas e cupins. Para evitar ser picado, ele lambe 150 vezes por minuto. Seu estômago processa os insetos através de contrações intensas, eles são triturados juntamente com areia e terra que o tamanduá acaba engolindo junto.

mamiferos sem dentes carnivoros tricurioso 2

2. Equidna

Sinceramente, não conhecia este animal até o presente momento. Ele se alimenta de larvas, vermes e insetos através de seu bico alongado e sua língua cheia de farpas microscópicas que servem para sondar buracos e troncos de árvore. Sua aparência é bem semelhante a um porco espinho, para processar sua comida, ele pressiona a língua contra o céu da boca.

mamiferos sem dentes carnivoros tricurioso 3

1. Ornitorrinco

Não tem como ler/ouvir o nome deste animal e não lembrar do animal de estimação mais querido do Disney Channel: Perry, o Ornitorrinco. Este animal é um caçador nato, para encontrar suas presas ele escava encostas de rios onde encontra larvas, vermes e pequenas lagostas de água doce. Como não possui dentes, seu bico possui diversas placas de queratina as quais ele utiliza para mastigar.

Outra informação interessante sobre o ornitorrinco é que ele é um mamífero venenoso, possui esporas nas patas traseiras que são responsáveis por liberar uma substância tóxica que causa muita dor nos seres humanos.

Curtiu as informações? Então deixe um comentário bem bacana logo abaixo para que eu possa respondê-lo! 🙂