O mercado de videogames vem se popularizando cada vez mais desde o lançamento de arcades (fliperamas) e consoles domésticos, como o Atari 2600, de 1977. Mas afinal, quais são os consoles mais vendidos de todos os tempos? Hoje o TriCurioso irá lista-los.

Em sétimo lugar temos o glorioso PlayStation 3. A Sony iniciou sua terceira geração de consoles na base da polêmica. Com o mais poderoso console da geração, houve controvérsias sobre seu preço e sobre a declaração de que “pessoas irão adquirir um segundo emprego para comprar o PlayStation 3”. Mas após alguns erros da empresa no início, o console vendeu monstruosamente bem, 83.8 milhões. Mas ele vender bem não significa que a concorrência vendeu mal, muito pelo contrário…

BOSS 3

Em sexto lugar temos o Xbox 360. Em 2005, a Microsoft começava a ter seu reconhecimento como uma empresa que deveria engatar no mundo dos consoles, substituindo a SEGA e com direitos de licença da Rare, maior 2nd party da Nintendo (2nd party: empresa paga para produzir jogos exclusivos, mas não é a fabricante do console) para muitos, o Xbox 360 vinha com uma grande responsabilidade: maximizar a venda da divisão de games da Microsoft e martelar a marca Xbox. Não podemos dizer que foi diferente. 84 milhões de Xbox 360 foram vendidos, fazendo dele o maior sucesso comercial de um console Xbox.

BOSS 4

Em quinto lugar temos o Wii da Nintendo. Em 2006, as empresas vieram com suas ideias, mas nenhuma bateu a revolução do Nintendo Wii na época. Sendo um console mais barato com gráficos reduzidos, basicamente 20% de um PlayStation 3, mas com a revolução de controles de movimento. A Nintendo martelou seu marketing em cima disso, fazendo pessoas que nunca tiveram um contato com videogames amarem o console e sua proposta. Em seu ciclo de vida, o Wii vendeu 101 milhões de cópias, sendo o mais vendido de sua geração.

BOSS 5

Em quarto lugar temos nada mais nada menos que o PlayStation original. Após a parceria cancelada entre Sony e Nintendo e sua outra tentativa com a SEGA, a empresa decidiu arriscar e fazer sozinha seu próprio console. O PS1 revolucionou por trazer tecnologia aprimorada em CD (Já existiam outros consoles como o SEGA Saturn que rodavam jogos em CD) e dar total liberdade à 3rd parties na produção de seus jogos em uma mídia barata (3rd party: empresas que produzem geralmente jogos multi-plataforma) e fácil de produzir. Graças também à pirataria desenfreada em países emergentes como Brasil e Índia, o console vendeu cerca de 102.49 milhões de cópias que para um primeiro console da empresa vendeu extremamente bem.

BOSS 6

Em terceiro lugar temos o Game Boy. Estamos contabilizando todas as versões até o Game Boy Color (Advance não conta) A proposta de você ter uma experiência levemente semelhante aos gráficos vistos no NES explodiu a cabeça das crianças dos anos 80. Fazendo dele o segundo portátil mais vendido de todos os tempos, ficando atrás apenas de seu neto…

BOSS 7

Em segundo lugar temos o Nintendo DS. Em 2004, a Nintendo lança um portátil novo. Ok, sabemos as qualidades das franquias da Nintendo, certo? Certo. Imagine um console com o poder do Nintendo 64 que tenha suporte à touch screen com uma stylus, duas telas e um microfone? Essa era a ideia do Nintendo DS. O console teve jogos memoráveis, desde jogos Nintendo como Mario, Metroid, Zelda e Pokémon até jogos 3rd party como Grand Theft Auto: Chinatown Wars. O console é o mais vendido de toda a história da Nintendo, vendendo cerca de 154 milhões de cópias.

BOSS 8

Em primeiro lugar, temos de forma não-surpreendente o PlayStation 2. Provavelmente o mais jogado e conhecido console de todos os tempos, é inquestionável sua fama e importância para a indústria. O console introduziu ótimas novas franquias, como God of War e Devil May Cry, mas também trouxe franquias antigas como (o nem tão bom) Space Invaders. Sua presença nessa lista é em primeiro lugar, pois o console vendeu 155 milhões de unidades.

BOSS 9

Você possui algum desses consoles? Ama algum deles? Deixe sua opinião aqui nos comentários! (E compartilhe com seus amigos, 🙂 claro!)