Nosso dia-a-dia é cercado por vidro, desde as janelas que nos protegem do frio até os copos em que bebemos água. Mas afinal, quem inventou o vidro? Eu conto pra você!

Apesar de não se ter um nome para o gênio por trás desta invenção, os historiadores atribuem a descoberta aos egípcios antigos já que foram encontrados em seu território objetos feitos deste tipo de material datados em 4500 anos. Para quem não sabe, o vidro é feito a partir do aquecimento de uma mistura de sílica – areia – soda cáustica e sal, para que seja formado é necessário que esteja sob cerca de 1.700ºC, temperatura em que os três elementos derretem e se cristalizam.

quem inventou vidro tricurioso 1

No princípio eles sabiam apenas criar blocos de vidro maciços, porém depois começaram a moldar pequenas vasilhas a partir de formas de barro. 1500 anos depois, aproximadamente, os egípcios aprimoraram sua técnica para criar janelas ao colocar a massa de vidro sobre uma mesa com bordas altas para que o material não escorresse. Para que ficasse plano, se usava um rolo.

Apesar de estarem indo muito bem, foram os babilônios que realmente aprimoraram a arte quando, no século II a.C, inventaram um ferro de assoprar que permitia moldar a massa de vidro no formato que desejasse. Após, na Roma antiga, eles começaram a desenvolver o que chamaram de mosaico ao colar diversos pequenos pedaços de vidro com diferentes cores. Essa criação se tornou a base para a produção de Veneza que elevou o vidro a categoria de arte.

Gostou dessa curiosidade? Comente!