Em tempos de escassez ideias malucas vem a mente. Com a greve dos caminhoneiros e a ameaça de ficarmos todos sem combustível e alimento, a criatividade acaba superando até mesmo a racionalidade. Logo, é fácil chegar a associação: Carro Flex/Álcool + Álcool de Limpeza = Quilômetros de aventuras. Mas será que posso abastecer meu carro com álcool de limpeza?

A resposta é clara: Não! Para saber se algum dos tipos de álcool comercializados fora dos postos de combustível pode ser utilizado em seu carro é preciso ficar atento à graduação ºGL (Gay Lussac), a informação sempre está presente nas embalagens e indica, em mililitros, a quantidade de álcool puro que existe em 100 ml da mistura com água. Para ter um parâmetro, o etanol hidratado que é vendido nos postos para abastecimento possui teor 93ºGL, ou seja, há 930 ml de álcool puro em 70 ml de água.

posso usar alcool limpeza carro tricurioso 1

E aqui está o X da nossa questão. O álcool etílico utilizado para limpeza e vendido nos mercados comuns possui graduação de apenas 54ºGL, ou seja, não é suficiente para ser vaporizado e causar a combustão interna do motor, isto porque nesta mistura existe a grande quantia de 460 ml de água. Mas e o álcool gel? Pior ainda, isto porque além de não possuir ºGL suficiente, ele pode danificar seriamente o motor do seu carro.

E agora, será que existe alguma solução? SIM! Em uma emergência, E SÓ EM UMA EMERGÊNCIA, você pode correr para a farmácia mais próxima e comprar um tipo de álcool que possui 96,8ºGL, mais do que o suficiente para gerar a combustão necessária para seu carro se mover. Só que este é, com certeza, um tiro no pé caso você esteja pensando em economizar já que o litro deste tipo de álcool pode custar, em média, R$7,00.

Eu sei que você deve estar pensando no seu estoque de bebidas alcoólicas, mas já fica o alerta. Quase nenhum tipo deste líquido possui mais do que 50ºGL, logo com certeza não vale o provável risco no seu motor.