Uma das coisas mais belas e extraordinárias da engenharia são as pontes. Mesmo não sabendo como eles são construídas ou até colocadas onde estão, acabamos admirando elas por sua grandiosidade e também por sua estrutura feita perfeitamente. Hoje iremos conhecer quais são as 10 maiores pontes do mundo! Vale lembrar que levamos em consideração a extensão em quilômetros para fazer esta lista. Espero que gostem 😀

O décimo lugar é ocupado pela Ponte de Donghai, traduzindo para o português Ponte do Mar Oriental, que fica localizada na China e possui 32 quilômetros de extensão, ligando as cidades de Shangai e Zhejiang. A ponte possui 6 vias de circulação e mais 2 vias laterais para paradas de emergência.

maiores pontes1

Na nona colocação temos a Ponte de Runyang que também pertence aos chineses. A estrutura atravessa o rio Yangtze e ainda passa por uma ilha no meio de seu trajeto. A ponte possui  35 quilômetros de extensão. Seu custo foi de aproximadamente 5,8 bilhões de Yuan, o que seria cerca de 700.000.000 de dólares.

O oitavo lugar é da Ponte da Baía de Hangzhou que também é da China (Chines gosta de uma ponte). Como a anterior está também possui 35 quilômetros de extensão e diminui o tempo de deslocamento entre Ningbo e Shangai pela metade, ou seja, a viagem que levava 4 horas, hoje pode ser feita em apenas 2 horas.

Em sétimo lugar fica a Ponte do Pântano Manchac que não, não fica na China! Essa ponte está localizada em Louisiana, nos Estados Unidos e ponto possui duas pistas separadas que se estendem por 36 quilômetros para cruzar o pântano de Marchac, daí vem o nome.

maiores pontes

Na sexta colocação se encontra a Ponte do Lago Pontchartrain que fica localizada nos Estados Unidos e é conhecida por ser a maior ponte do mundo totalmente sobre a água. Sua estrutura possui 38 quilômetros de extensão.

Em quinto lugar temos a Ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau que fica localizada na China. Esta estrutura foi finalizada no final de 2017 e possui 54 quilômetros de extensão, quando for inaugurada e automóveis passarem por ela, essa ponte será a maior do mundo sobre o mar.

A quarta posição fica com Via Expressa Bang Na que fica localizada na Tailândia. Essa estrutura possui cerca de 54 quilômetros de extensão.

 

Agora o assunto está ficando bom… Em terceiro lugar temos a Ponte de Tianjin que TAMBÉM fica localizada na China. Essa ponte ferroviária possui impressionantes 112 quilômetros de extensão e por isso acaba fazendo parte da linha de alta velocidade Pequim–Xangai.

Chegamos ao vice, o famoso segundo lugar fica com o Viaduto Changhua–Kaohsiung que fica localizado em Taiwan e possui incríveis 156 quilômetros de extensão. Esse viaduto ferroviário foi feito para suportar as piores condições incluindo terremotos, tornando possível que os trens parem durante tal fenômeno e facilitando a reparação de estragos. É pouco ou quer mais?

Chegou o grande momento… *Música de suspense*…. O primeiro lugar fica com Ponte Danyang–Kunshan que possui 164 quilômetros de extensão e fica localizado, adivinha? Na China! Ela foi construída para uso ferroviário e uma parte de sua estrutura corta o lago Yangcheng. Essa ponte também faz parte da linha de alta velocidade Pequim–Xangai.

maiores pontes 1

O que você achou? Comente logo abaixo 😀