Em maio o vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção e expulsou milhares de havaianos de seus lares. Como resultado desse evento, rios de lava se formaram e estão correndo pelo estado, deixando um rastro de destruição por onde passavam.

Em meio a tamanho desastre, o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) fez uma pausa em suas atualizações para responder um internauta que fez um questionamento curioso pelo Twitter: “é seguro assar marshmallows sobre a abertura do vulcão? Pressupondo que você tenha um galho longo o suficiente, lógico. Os marshmallows se tornariam venenosos?”.

assar marshmallows na lava tricurioso

A resposta pode ser alarmante para aqueles que costumam fazer este lanchinho: “Nós teremos que dizer que não é (seguro). Por favor, não tente isso! Além do grande perígo implícito nessa tentativa para assar os marshmallows, o gosto também ficaria horrível já que a abertura por onde corre o rio de lava pode ter liberação de dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio, ambos não possuem cheiro agradável.

Hoje, o nível de alerta emitido pelo USGS é altíssimo, assim possibilitando grandes chances de erupção perigosa ser iminente, estar acontecendo ou ainda sob suspeita de acontecer. Também foi divulgado outro alerta vermelho alertando aeronaves que cinzas vulcânicas podem estar no ar.

Bizarro, não acha? Comente!