Você que possui uma doença como asma, por exemplo, já pensou em se tratar usando um medicamento que te faz ter sintomas desta doença? Não? Então hoje irei lhe apresentar a homeopatia. Para quem não sabe, homeopatia é um tipo de tratamento alternativo que utiliza de medicamentos diluídos em água até o ponto de não restar mais traços deles no líquido. E são essas substâncias que acarretam sintomas como forma de tratamento para diversas doenças.

A homeopatia segue a lei dos semelhantes que diz que uma doença especifica pode ser tratada/curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Mas o que isso significa? Significa que aquilo que faz mal à uma pessoa saudável, pode curar uma pessoa doente. Exemplo: Ao ingerir um veneno ele poderá te causar vômitos, então a versão homeopática deste veneno, ou seja diluída, poderá tratar pessoas com problemas de vômitos constantes. Legal, né?

homeopatia

Vale lembrar que para saber qual substância deve ser usada em cada caso é preciso seguir um processo bem detalhado de experimentação e é importante frisar que apenas um homeopata de confiança poderá te indicar alguma substância para o seu tratamento. Observação: Duas pessoas que possuem a mesma doença não serão necessariamente tratadas com a mesma substância, então nem adianta pedir para seu amigo (a), pois isso pode resultar em um problema bem maior.

Como dito anteriormente, a homeopatia trata a doença a partir de substâncias que causam sintomas da doença que irá ser tratada, porém, as doses são tão pequenas que ele não chega de fato a causar nenhum desses sintomas. Após essas substâncias serem diluídas em água e passarem por um processo dinamização, ou seja, ser triturado, ele é transformado nas famosas bolinhas brancas,  pastilhas ou em remédios de gotas.

Segundo Luiz Fischer, presidente da Associação Médica Homeopática do Paraná:

“Muitas doenças consideradas incuráveis pela alopatia podem obter melhoras significativas com o tratamento homeopático. Rinites, alergias, transtornos emocionais, enxaquecas e amigdalites de repetição são alguns exemplos.”

Caso você não saiba, Alopatia – citado por Fisher – é um tratamento de sintomas por meio de medicamentos que fazem o efeito contrário ao do sintoma, ou seja, se você está com febre o seu médico alopata te recomendará usar um medicamento que abaixe a sua temperatura corporal, também chamados de antitérmicos.

homeopatia como funciona

Mas, afinal, Homeopatia funciona mesmo?

Bom, o objetivo da homeopatia é tratar o indivíduo e não a doença e também buscar restabelecer o equilíbrio da energia vital do paciente. Agora respostas sobre se o tratamento funciona ou não você achará um monte, uns dizendo que sim e outros que não. Isso porque vários estudos comprovam a eficacia do tratamento enquanto vários outros demonstram que não… Então até hoje não temos uma resposta certa para tal pergunta, porém, caso funcione realmente, a homeopatia é algo que se deve admirar.

O que achou? Comente logo abaixo 😀