Curiosidades, Saúde

Como funciona a Homeopatia?

Você que possui uma doença como asma, por exemplo, já pensou em se tratar usando um medicamento que te faz ter sintomas desta doença? Não? Então hoje irei lhe apresentar a homeopatia. Para quem não sabe, homeopatia é um tipo de tratamento alternativo que utiliza de medicamentos diluídos em água até o ponto de não restar mais traços deles no líquido. E são essas substâncias que acarretam sintomas como forma de tratamento para diversas doenças.

A homeopatia segue a lei dos semelhantes que diz que uma doença especifica pode ser tratada/curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Mas o que isso significa? Significa que aquilo que faz mal à uma pessoa saudável, pode curar uma pessoa doente. Exemplo: Ao ingerir um veneno ele poderá te causar vômitos, então a versão homeopática deste veneno, ou seja diluída, poderá tratar pessoas com problemas de vômitos constantes. Legal, né?

Vale lembrar que para saber qual substância deve ser usada em cada caso é preciso seguir um processo bem detalhado de experimentação e é importante frisar que apenas um homeopata de confiança poderá te indicar alguma substância para o seu tratamento. Observação: Duas pessoas que possuem a mesma doença não serão necessariamente tratadas com a mesma substância, então nem adianta pedir para seu amigo (a), pois isso pode resultar em um problema bem maior.

Como dito anteriormente, a homeopatia trata a doença a partir de substâncias que causam sintomas da doença que irá ser tratada, porém, as doses são tão pequenas que ele não chega de fato a causar nenhum desses sintomas. Após essas substâncias serem diluídas em água e passarem por um processo dinamização, ou seja, ser triturado, ele é transformado nas famosas bolinhas brancas,  pastilhas ou em remédios de gotas.

Segundo Luiz Fischer, presidente da Associação Médica Homeopática do Paraná:

“Muitas doenças consideradas incuráveis pela alopatia podem obter melhoras significativas com o tratamento homeopático. Rinites, alergias, transtornos emocionais, enxaquecas e amigdalites de repetição são alguns exemplos.”

Caso você não saiba, Alopatia – citado por Fisher – é um tratamento de sintomas por meio de medicamentos que fazem o efeito contrário ao do sintoma, ou seja, se você está com febre o seu médico alopata te recomendará usar um medicamento que abaixe a sua temperatura corporal, também chamados de antitérmicos.

Mas, afinal, Homeopatia funciona mesmo?

Bom, o objetivo da homeopatia é tratar o indivíduo e não a doença e também buscar restabelecer o equilíbrio da energia vital do paciente. Agora respostas sobre se o tratamento funciona ou não você achará um monte, uns dizendo que sim e outros que não. Isso porque vários estudos comprovam a eficacia do tratamento enquanto vários outros demonstram que não… Então até hoje não temos uma resposta certa para tal pergunta, porém, caso funcione realmente, a homeopatia é algo que se deve admirar.

O que achou? Comente logo abaixo 😀

Você também pode gostar de