Hoje, a tartaruga é o único animal que vive mais que o homem, é de fato um dos animais que mais vivem ao redor do mundo. Mas não é para isso que o TriCurioso está aqui, mas sim para responder uma simples pergunta (que está no título do post): Quanto tempo vive uma tartaruga?

As tartarugas vivem entre 50 e 80 anos em média, principalmente as espécies brasileiras de tartarugas, como o jabuti-piranga e a tartaruga marinha. As tartarugas do Oceano Pacífico chegam até os 170 anos.

jabuti piranga

A reprodução do jabuti-piranga ocorre entre os seus 5 ou 7 anos, com o fruto do acasalamento (ovo) sendo enterrado em um ninho silvestre com cerca de 30 cm de profundidade. A incubação do ovo demora cerca de 150 dias. Ele pode ser encontrado em boa parte da América Latina. A espécie está em ameaça em extinção, mas possui uma grande circulação, já que pode ser considerado um animal doméstico, mas em 5 anos, mais de 65 mil reproduções da espécie circulavam ao redor do mundo, sem contar claro o tráfico de animais.

Já a tartaruga dos galápagos não se é encontrada na América do Sul, mas suas subespécies são mutações genéticas das tartarugas sul-americanas que cruzaram o mar. A reprodução ocorre em períodos específicos do ano, geralmente entre fevereiro e junho, com o acasalamento ocorrendo em qualquer hora do dia por parte da espécie. Após acontecer o processo de incubação como com o jabuti-piranga, o fruto é indistinguível entre as tartarugas. Hoje, a espécie possui cerca de 1.200 seres, mas está em ameaça em extinção principalmente pela queda de 1977, no qual só havia 3 machos e 12 fêmeas, sem contar o tráfico de animais que ocorre em todo o mundo.

galapagos

Mas e você? Conhecia essa curiosidade? Deixe nos comentários!