Hoje nós iremos falar de coisas tristes: Os consoles mais fracassados dos games. Nós sabemos como a indústria de games faz sucesso e que ela já pode ser considerada uma forma de arte, mas como qualquer indústria, nem sempre as coisas dão certo. Por isso, o TriCurioso vai listar esses consoles. Sem mais enrolação, vamos à lista!

Em 1995, a Nintendo vinha a ser uma empresa superestimada no ramo gamer devido ao seu estrondoso sucesso nos consoles anteriores (Nintendinho, GameBoy, Super Nintendo, etc…)

Mas até hoje, muitos se perguntam sobre o porquê de não ver a Nintendo investindo no mercado de Realidade Virtual. (Sonhe alto agora, imagine um Luigi’s Mansion VR, um Mario Kart VR, um Metroid VR, enfim…) E vindo de um grande nome na década de 90, muitos jogadores na época se questionavam sobre o futuro da empresa…  E qual a resposta para esta inquietação? O Virtual Boy.

Virtual Boy

Nós podemos dizer que ele foi o início do mercado VR nos games? Sim. Mas isso não significa que ele tenha ido bem, bem pelo contrário (que piada ruim), o Virtual Boy vendeu 770 mil cópias, o console mais fracassado da Nintendo de todos os tempos. 

Por que ele deu errado? Por diversos motivos, entre eles a mínima biblioteca. Custando 20 dólares a menos que um Super Nintendo, o Virtual Boy possuía 22 jogos, com somente 14 lançados no ocidente. Sem contar que a Nintendo o considerava portátil. Até dá pra você usar como portátil, mas amarrado com uma fita isolante. Além disso, jogadores alegam que após meia-hora jogando, sentiram enjoo, eu ao menos jogando uns 10 minutos o primeiro Mario Tennis de Virtual Boy não senti nada, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Virtual Boy 1

A SONY e a Microsoft possuem consoles e celulares, certo? Sony com PlayStation e Xperia, Microsoft com Xbox e Lumia. Mas já se perguntou porque não vimos o contrário? Pois então, a Samsung nunca investiu neste mercado, a Motorola, a Asus fez somente um smartphone gamer como a Xiaomi também fez, mas e a Apple? Para explodir a sua mente, sim, a Apple investiu em um  console de mesa.

O Apple Pippin foi lançado na quinta geração de consoles de mesa, A tentativa da Apple era de promovê-lo como um PC barato, mas as pessoas viam o  Apple Pippin como um videogame mais caro, não como um PC de baixo-custo. (US$ 599,00) Durante sua curta vida, o Apple Pippin vendeu apenas 42 mil unidades e possuindo jogos horríveis.

Apple Pippin

Mas não foi somente a Apple que investiu nesse mercado. O N-Gage foi a tentativa da Nokia de entrar para o setor de jogos. O console foi extremamente criticado pela sua baixa precisão em jogabilidade comparado aos seus rivais, como o Game Boy Advance, o Neo Geo Pocket Color, o WonderSwan, o GP 32  e alguns outros e pelo seu alto preço, chegando em um preço abusivo de R$ 1.700 em 2003… No fim, ele vendeu apenas 3 milhões de unidades.

Mas e você? conhecia esses consoles? Teve algum deles? Deixe aqui nos comentários!