Hoje, o nosso método de trocas de produtos é a moeda local. Mas por muitos anos, a sociedade realizava o tal escambo, o pagamento de produtos em trocas com um valor tabelado de forma não-oficial. Mas afinal, qual foi a primeiro dinheiro do mundo? O TriCurioso te conta!

Existiram várias coisas que foram consideradas moedas ao decorrer da história, mas quando falamos em dinheiro, estamos falando do formato mais moderno, como papéis e pedaços de metal ou ouro circulares. Por isso, podemos dizer que a primeira forma de dinheiro como conhecemos hoje foi no século VII a.C., as moedas são de fato semelhantes as mais recentes.

São pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com impressão oficial. Como as moedas eram produzidas de forma manual, não havia um controle altíssimo de qualidade entre as unidades, mas assim como hoje, elas continham ilustrações das principais coisas que representavam a sociedade grega, já que a moeda surgiu na Grécia.

dinheiro 1

Mas em formato de papel, a história vem um pouquinho antes. Sempre que se realizava uma venda de algo de maior valor, como ouro ou prata por exemplo, você recebia um simples recibo do que você comprou. Mas o dinheiro em forma de papel só começou a valer em 1810 aqui no Brasil pelos bancos brasileiros, mais ou menos como funciona o cheque, com o valor sendo feito à mão.

Assim como a moeda acabou evoluindo para evitar falsificações e ter um controle de qualidade, as células passaram a ter um controle de qualidade maior, tendo mais cuidado por parte do governo brasileiro.

dinheiro

Mas e você? Conhecia a história do dinheiro? Não? Deixe aqui nos comentários, queremos saber a sua opinião!