Nós sabemos que existem ao nosso redor inúmeros países com suas culturas e costumes particulares. Com o processo de globalização ficou ainda mas fácil perceber tudo isso já que estamos a poucos cliques de qualquer pessoa do globo. Mas afinal, você sabe quantos países existem hoje?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) existem atualmente 193 países, porém nesta lista existem algumas ausências. São bons exemplos o Taiwan, já que sua independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano que, mesmo estando de fora do cadastro da ONU, tem seu direito a voto nas conferências graças ao título de observador permanente. Além deste, a Palestina também é considerada como Estado Observador. Outro detalhe importante é que a ONU não contabiliza áreas possuídas como, por exemplo, a Groenlândia que, tecnicamente, está em território dinamarquês.

quantos paises existem mundo tricurioso 1

Mas quais são os critérios para pertencer a esta seleta lista? Em primeiro lugar, é preciso possuir fronteiras definidas e uma sustentação econômica, tal como a definição de uma moeda. Além disso, é de suma importância possuir soberania nacional e ser reconhecido por outros integrantes da organização. Porém, se engana quem pensa que apenas a ONU tem sua lista oficial de países. Existem certas associações esportivas que também fazem as suas tais como o Comitê Olímpico Internacional que considera a existência de 206 países e a Fifa, que possui 209 países.

Interessante, não acha? Comente!